Notícias

Técnico de laboratório da UFMA publica artigo em revista nacional de divulgação científica voltada para o público infantil

publicado: 20/08/2024 11h46, última modificação: 20/08/2024 22h29
Técnico de laboratório da UFMA publica artigo em revista nacional de divulgação científica voltada para o público infantil

O técnico de laboratório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Bruno Rafael de Lima Moraes realizou uma pesquisa durante seu mestrado, intitulada "O segredo dos urubus: um artigo de divulgação científica sobre a microbiota dessas aves". O trabaho foi publicado como um artigo científico na revista nacional Ciência Hoje das Crianças (CHC), que se dedica à divulgação científica voltada para o público infantil. A iniciativa busca levar o conhecimento científico além dos muros da academia, tornando a ciência acessível e interessante para as crianças.

Bruno é bacharel em Ciências Biológicas, mestre em Biotecnologia Ambiental e trabalha como técnico de laboratório na Coordenação de Ciências Naturais da UFMA, Câmpus de Pinheiro. O tema do artigo foi baseado em sua pesquisa realizada durante o mestrado realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg).

"O segredo dos urubus" responde à curiosa pergunta de: Por que os urubus se alimentam de carniça e não ficam doentes? E, com base nesse questionamento, foi levantada a hipótese de que as bactérias da microbiota (um conjunto dos micro-organismos que habitam um ecossistema, principalmente bactérias, mas também alguns protozoários, que geralmente têm funções importantes na decomposição da matéria orgânica e, portanto, na reciclagem dos nutrientes) intestinal dos urubus poderiam contribuir, de alguma forma, para a estabilidade da saúde do animal.

A pesquisa de Bruno sobre os urubus pode ser um passo significativo para a biotecnologia, já que é possível purificar e utilizar as moléculas microbianas da microbiota dos urubus em diversas aplicações, como, por exemplo, em conjunto com antibióticos tradicionais para torná-los mais eficazes no combate a bactérias resistentes ao medicamento.

A motivação de escrever um artigo para crianças, segundo o técnico, foi “despertar nesse público o interesse pela ciência e estimular a curiosidade deles, fazendo com que busquem respostas para os fenômenos que estão ao seu redor, mas, principalmente, se questionarem como a natureza funciona e tentarem, por meio da ciência, buscar as prováveis respostas”, pontua. 

Transformar uma pesquisa acadêmica em um texto que o público infantil pudesse compreender foi um grande desafio para Bruno. De acordo com o técnico, foi necessário entender a pesquisa de uma forma mais ampla para então adaptar a linguagem científica e torná-la acessível para os mais jovens, sem fazer uso de jargões e palavras de difícil entendimento. Foram feitas também várias versões do texto, que passaram por revisões até chegarem à fase de publicação. Apesar do desafio, a recompensa de ler os comentários das crianças sobre o artigo e ver que gostaram do tema foi muito gratificante para o técnico.

A revista Ciência Hoje das Crianças tem grande relevância nacional. Criada em 1986, ela foi a primeira revista brasileira sobre ciência para crianças e já chegou a ganhar o prêmio José Reis de divulgação científica, um dos mais importantes do ramo. “Essas revistas fazem a conexão entre as universidades públicas e suas pesquisas, com a população em geral, muitas vezes estimulando crianças e jovens a seguirem uma carreira científica. Além disso, ajudam a combater a desinformação ligada às ciências”, destacou o autor do artigo.

Para ler o artigo completo, acesse aqui.

Por: Geovanna Selma

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: