Notícias
Técnico administrativo da UFMA se destaca em competição internacional de robótica
O técnico administrativo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e professor de robótica no Instituto Estadual de Educação Ciências e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Bacabal, Anderson de Oliveira Costa, liderou a equipe Robot World, que se destacou na competição internacional de robótica da Federation of International Robotic Association (Fira), conquistando o título de campeã mundial na modalidade cabo de guerra em dupla e o vice-campeonato na modalidade cabo de guerra individual.
Anderson, juntamente com a técnica em robótica Ana Clara Lima Barros e o gestor Edson Sousa da Silva, comandaram uma delegação composta por 12 alunos do 1º e 2 º ano do ensino médio, subdividida em três equipes: Robot World, Robot World Ten e Robot World Woman. As equipes começaram o treinamento para a competição em abril de 2024 e continuaram até mesmo durante o período de férias escolares, treinando em arenas montadas pelos próprios estudantes com robôs montados por kits de robótica Lego EV3 e Spike.
O sucesso alcançado traz consigo uma série de impactos positivos para o desenvolvimento tecnológico e educacional no Estado do Maranhão, o reconhecimento mundial obtido evidencia a qualidade do ensino e a dedicação dos alunos e professores maranhenses, colocando o estado em uma posição de destaque.
“As inovações e soluções desenvolvidas podem beneficiar a comunidade científica e tecnológica, oferecendo novas ferramentas e métodos que podem ser aplicados em outros contextos e projetos. A vitória também pode inspirar e motivar outros estudantes e profissionais na área de robótica. Ela demonstra que é possível alcançar grandes realizações com dedicação e inovação”, pontuou Anderson.
A vitória do técnico administrativo e sua equipe reforça o protagonismo da UFMA e do Iema no cenário internacional de robótica. As duas instituições foram parceiras na realização do evento.
Sobre a competição
Com alcance internacional, a RoboWorld Cup Fira é o maior evento de robótica do Brasil. O torneio reúne mais 360 equipes de 22 países, contando com 44 equipes da rede estadual de ensino. O campeonato tem o objetivo de promover a ciência e a tecnologia para a geração jovem, além de reunir pesquisadores, estudantes e especialistas de diversos lugares para um intercâmbio cultural e científico.
As provas realizadas no campeonato se dividem em quatro categorias: futebolística, onde competem com robôs que jogam futebol, o que testa a habilidade de comunicação entre robôs e a capacidade de tomada de decisão em tempo real; resgate, neste desafio são simulados cenários de resgate, onde os robôs devem localizar e ajudar vítimas em ambientes, demonstrando suas capacidades de navegação e manipulação; serviço, competições que envolvem robôs projetados para realizar tarefas específicas no dia a dia, como entregar objetos ou realizar tarefas domésticas; educacional, provas voltadas para promover o interesse e a educação em robótica, frequentemente, envolvendo soluções criativas para problemas apresentados.
A RoboWorld Cup Fira ocorreu durante os dias 05 a 09 de agosto no Multicenter Sebrae. O torneio ainda vai ter uma etapa de final nacional que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro no Golden Shopping. As inscrições para essa próxima fase já estão abertas e vão continuar até o dia 20 de outubro, podendo ser realizadas pelo o site oficial da Fira Brasil.
Por: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante