Notícias
Superintendência de Tecnologias na Educação realiza III Encontro de Coordenadores de Polo UAB: promovendo avanços na Educação a Distância no Maranhão
Na última terça-feira, 22 de outubro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Superintendência de Tecnologias na Educação (STED), sediou o III Encontro de Coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O evento, que ocorreu no auditório Sérgio Ferretti, reuniu coordenadores de 36 polos UAB no estado, promovendo um espaço de troca de experiências, alinhamento de práticas pedagógicas e atualização sobre os processos internos da educação a distância (EaD).
A mesa de abertura contou com a presença da professora Patricia Maria Abreu Machado, Superintendente da STED; do professor Jaiver Efren Figueroa (PROEN); da professora Amanda Ferreira Aboud de Andrade, coordenadora geral UAB-UFMA; e do professor José Arimateia Carvalho Silva, presidente do Fórum de Coordenadores de Polo UAB (FECOUAB-MA).
A programação foi extensa e trouxe palestras e discussões em torno de temas estratégicos para a gestão dos polos e para o futuro da EaD na UFMA. O dia começou com uma apresentação de Audirene Santana, da Diretoria de Avaliação e Regulação Institucional, abordando o ENADE e a Avaliação dos Cursos pelo INEP, ressaltando a importância desses processos para garantir a qualidade do ensino ofertado.
À tarde, o momento pedagógico foi liderado por Judith Pinho, chefe da Divisão Pedagógica, que apresentou atualizações sobre o calendário acadêmico e os sistemas utilizados pelos polos. Em seguida, houve um momento de escuta ativa, conduzido pela professora Amanda Aboud, em que os coordenadores puderam levantar dúvidas, compartilhar experiências, focada na gestão dos polos, abordando questões sobre estrutura para práticas pedagógicas e novas ofertas de cursos.
Segundo Tânia Regina Zanella Horster, coordenadora do Polo UAB de Açailândia, os polos UAB têm cumprido um papel fundamental em levar a educação para os cantos mais remotos do estado, atendendo, em especial, a pessoas adultas e mulheres, que muitas vezes encontram dificuldades em acessar o ensino presencial devido a responsabilidades como o trabalho e a família.
“Os polos oferecem uma oportunidade para essas mulheres organizarem seus horários e se dedicarem aos estudos, transformando-se nas protagonistas de suas trajetórias educacionais. O encontro permite, ainda, a troca de experiências e soluções entre os coordenadores, o aprendizado mútuo, em que estratégias de sucesso aplicadas em um polo podem inspirar soluções em outro”, comentou Tânia, que está à frente do polo há sete anos.
Para a Superintendente da STED, Patrícia Machado, o III Encontro de Coordenadores de Polo UAB reafirma o compromisso da Universidade com a qualidade da educação a distância e com o fortalecimento da relação entre os polos e a STED. “Esses momentos são essenciais para alinharmos as estratégias pedagógicas e administrativas, garantindo uma experiência acadêmica cada vez melhor para nossos alunos, como proporciona também um espaço de crescimento e troca de experiências fundamentais para a operacionalização dos cursos. O sucesso da UAB depende do empenho e dedicação de cada coordenador em suas regiões”, frisa Machado.
Com uma presença expressiva em 85% do Estado do Maranhão, a UFMA reafirma seu compromisso com a democratização do ensino superior, levando educação de qualidade a regiões distantes e oferecendo oportunidades acadêmicas para milhares de estudantes por meio dos polos UAB.
II Seminário Integrador dos Polos UAB
O Encontro foi seguido pelo II Seminário Integrador dos Polos UAB, que ocorreu no dia 23 de outubro, no Auditório Central da UFMA. O seminário trouxe uma continuidade às discussões, focando em temas como a extensão universitária e novas ofertas para a educação a distância. O encontro contou com a presença de representante da CAPES e de instituições parceiras, como o IFMA, a UEMA e o Centro Vocacional Tecnológico de Beberibe-CE, reafirmando o compromisso de ampliar o acesso à educação superior de qualidade por meio da modalidade a distância.
“Esse evento foi de grande magnitude, pois uniu coordenadores de polos efetivos e associados, promovendo uma troca de saberes que enriquecerá a gestão dos polos. Discutimos desde mudanças nas normativas da CAPES até novas estratégias de monitoramento e atualização tecnológica”, destacou o professor José Arimatéa Vale Silva, coordenador do Polo de Paraibano e presidente do FECOUAB-MA.
Entre as discussões, destacou-se a nova portaria sobre o processo seletivo de coordenadores, as modificações no número de alunos para bolsas e os desafios na renovação de regimentos e uso de recursos tecnológicos. Os coordenadores também aproveitaram o evento para conhecer melhor as novas ofertas de cursos e debater dúvidas pertinentes sobre editais e demandas acadêmicas.
O coordenador geral dos polos e Tecnologias Educacionais da CAPES, Alexandre Povoa, apontou em sua palestra a relevância dos polos UAB para o sistema educacional. Ele destacou a atuação dos coordenadores na transformação da educação superior no interior do Brasil. “Seguimos com o compromisso em continuar apoiando os coordenadores nessa missão, pois o papel de todos é fundamental para que os cursos oferecidos tenham um impacto profundo nas comunidades atendidas”, disse.
Esse ciclo de eventos consolidou o papel estratégico dos polos UAB na estrutura educacional do Maranhão e reforçou a importância da parceria entre a UFMA e as prefeituras locais para garantir a excelência no ensino a distância.
Por: STED
Revisão: Jáder Cavalcante