Notícias
Submissão de trabalhos para IX Encontro de Educadores segue até dia 13 de outubro
Com o intuito de socializar o conhecimento e democratizar a ciência e promover o intercâmbio e trocas de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes maranhenses e de outras instituições educacionais do país, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, realiza, entre os dias 26 e 29 de novembro, a nona edição do Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, trazendo como tema “Educação e Democracia: conjunturas instáveis e direitos sociais”.
“O Encontro de Educadores: pesquisas e experiências é um evento científico realizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação a cada dois anos. Já faz parte do calendário de ações do Programa, como um espaço de construção de conhecimentos teórico-metodológicos, de socialização de resultados de pesquisa, confrontando a realidade local, regional e nacional com cenários internacionais”, afirma Lelia Cristina Silveira de Moares, uma das organizadoras do IX Encontro de Educadores: pesquisas e experiências.
Com o objetivo de mobilizar educadores, estudantes da graduação e pós-graduação, professores da Educação Superior e Básica, pesquisadores, profissionais da educação que atuam nos sistemas de ensino, escolas para debater e divulgar a produção científica e experiências educacionais, este ano, o evento propõe uma discussão sobre as políticas educacionais e as experiências educativas com base nas profundas mudanças decorrentes da crise do capital e seus desdobramentos, como a pandemia, as reformas estatais e a transição de governo.
Nesse sentido, a realização do IX Encontro de Educadores: pesquisas e experiências “tem grande relevância para o PPGE, para a Universidade e para o Estado do Maranhão, fortalecendo o intercâmbio entre instituições de educação locais, nacionais e internacionais, potencializando a luta em defesa da educação pública”, declara Lelia.
Inscrições e submissão de trabalhos
As inscrições para a participação no IX Encontro de Educadores: pesquisas e experiências vão até o dia 10 de novembro e devem ser realizadas no site do evento, clicando aqui. A programação do evento também está disponível no site.
Os interessados em submeter trabalhos têm até o dia 13 de outubro para enviar o trabalho nas modalidades comunicação oral; relato de experiência ou pôster. As normas para a submissão de trabalho e as áreas temáticas estão disponíveis na página virtual do evento. Para a submissão de trabalhos, é necessário estar inscrito no evento.
Podem se inscrever professores e pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa na área de conhecimento da Educação vinculados a Instituições de Educação Superior Nacionais e outras Instituições e grupos de pesquisa; profissionais da educação, estudantes e egressos de pós-graduação e graduação da área de conhecimento ou afins; professores de instituições de Educação Básica; gestores e coordenadores de instituições educativas da Educação Básica e Superior; profissionais vinculados à área da educação e representantes de entidades e movimentos sociais com interesse na temática do IX Encontro de Educadores.
O Encontro de Educadores vem se materializando como um evento de abrangência nacional, criando possibilidades de debate público de temas educacionais da atualidade, relacionando-se aos avanços científicos, às políticas educacionais e às experiências educativas, desenvolvidas e em desenvolvimento, dando espaço às diferentes correntes de pensamento e vozes de atores sociais (individuais e coletivos) numa perspectiva de análise e síntese de novos conhecimentos e de subsidiar ações transformadoras. Contribuindo também para a formação de estudantes de pós-graduação e graduação, professores/pesquisadores, gestores institucionais, coordenadores pedagógicos e outros sujeitos sociais do Maranhão e de outros estados brasileiros.
"Nossa expectativa é de uma vasta participação nas diversas atividades programadas para o evento, tanto nas apresentações de trabalhos, quanto nas discussões das mesas técnicas, rodas de diálogos e sessões especiais, além das conferências de abertura e encerramento", conclui Lelia.
Sobre o PPGE
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA tem desenvolvido o curso de mestrado acadêmico desde 1995 e o doutorado a partir de 2020, com o compromisso institucional de formar professores/pesquisadores, produzir e socializar conhecimentos científicos e estimular a constituição/participação de/em redes de pesquisa no âmbito do Estado do Maranhão, da região e do país, priorizando a solução/transformação da problemática local e regional, sem desconsiderar a sua interconexão com questões nacionais e internacionais.
Por: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante