Notícias
Submissão de trabalhos para II CONTEC MATOPIBA encerra-se na próxima terça-feira, 30 de setembro
Promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o II Congresso de Tecnologia Engenharia e Ciência (CONTEC MATOPIBA) está com as inscrições abertas para submissão de trabalhos científicos até o dia 30 de setembro. O evento, que ocorre de 19 a 24 de outubro, no Câmpus Balsas, tem como tema "Maranhão Inteligente para o Desenvolvimento Sustentável", reforçando o papel da Inteligência Artificial (IA) como aliada da inovação e da busca por soluções sustentáveis.
O congresso é resultado da unificação de diferentes eventos acadêmicos da UFMA em Balsas e tem por objetivo fortalecer a interdisciplinaridade entre os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ambiental e Ciência e Tecnologia. A proposta é criar um espaço de integração entre universidade e setor produtivo, governo e sociedade civil para debater os desafios e as oportunidades do desenvolvimento sustentável na região MATOPIBA, que abrange parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Submissão de trabalhos
De acordo com o coordenador do evento e professor do curso de Engenharia Civil da UFMA de Balsas, Daniel Beserra Costa, as submissões devem ser feitas em formato de artigos completos com no mínimo 6 e no máximo 10 páginas, seguindo o modelo oficial do congresso e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“Todos os artigos serão avaliados por um Comitê Científico qualificado, e as apresentações poderão ocorrer nos formatos oral ou pôster. É essencial que os autores respeitem os eixos temáticos do congresso, alinhando suas pesquisas às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e sustentabilidade. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento, com International Standard Book Number (ISBN) ou International Standard Serial Number (ISSN), garantindo visibilidade acadêmica e científica para os participantes”, explica.
Uma novidade desta edição é que os pesquisadores de fora de Balsas e região do entorno terão a possibilidade de apresentar seus trabalhos de forma on-line. Os demais trabalhos serão apresentados na forma de pôster, durante as seções presenciais.
Programação
A programação do congresso contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, desafios, atividades culturais e apresentações científicas, abordando áreas como eficiência energética, preservação ambiental, inovação tecnológica e soluções para o agronegócio. “A programação será diversificada, promovendo uma agenda rica em conhecimento e interação. Dessa forma, o evento possibilitará debates práticos e integrados, abrangendo campos como Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental e Ciência e Tecnologia, fortalecendo a produção científica, incentivando a inovação tecnológica e ampliando o impacto positivo das engenharias e ciências aplicadas para o futuro do Maranhão e do país”, informa o professor Daniel.
Importância do evento
O coordenador também destacou que reunir pesquisadores locais e nacionais amplia a qualidade dos debates e fortalece redes colaborativas. “A integração de pesquisadores locais e nacionais no II CONTEC é de grande relevância, pois fortalece a troca de saberes e experiências, possibilitando a construção de soluções inovadoras que atendam tanto às demandas regionais quanto aos desafios globais. Essa diversidade de perspectivas enriquece o debate científico e amplia a qualidade das discussões sobre o papel da Inteligência Artificial no desenvolvimento sustentável”, afirma.
A expectativa é de que o evento se consolide como referência científica e tecnológica no MATOPIBA, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e a geração de soluções inovadoras. O professor Daniel reforça o convite: “Convidamos todos os interessados em ciência, tecnologia, engenharias e sustentabilidade a participarem do II CONTEC MATOPIBA e a fazerem parte desta construção coletiva por um Maranhão mais inteligente, inovador e sustentável”.
Para mais informações, realizar inscrições e enviar submissão de trabalhos: acesse o site oficial do evento aqui.
Por: Geovanna Selma
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante