"SUBMERGIR": Projeto de Extensão em Processos Fotográficos Alternativos realiza exposição de trabalhos

publicado: 02/10/2023 08h54, última modificação: 03/10/2023 19h20
A exposição ocorrerá na Galeria Acadêmicas de Artes Visuais a partir da sexta-feira, 6

Na próxima sexta-feira, 6, o Departamento de Artes Visuais da UFMA realizará a abertura da exposição "Submergir". A mostra traz trabalhos dos alunos da turma de 2023 do projeto de extensão em "Processos Fotográficos Alternativos", sob a coordenação do professor Pablo Sérvio. A exposição estará localizada na Galeria Acadêmica de Artes Visuais, Rua Humberto de Campos, nº 174, no Centro Histórico de São Luís.

Para desenvolverem essa exposição, os alunos foram convidados a desenvolver, por sete meses, conhecimentos e habilidades na técnica da cianotipia, técnica usada para imprimir negativos monocromáticos realizado por meio de uma emulsão que revela as imagens em qualquer suporte absorvente em diferentes tonalidades de azul, utilizando diversos papéis ou tecidos.

Tomando como tema “Água”, a proposta conecta três conceitos de interesse do grupo: Cotidiano, Natureza e Afetos. Nesse período, os alunos puderam perceber quanto a água não apenas marca com peculiaridades a natureza da cidade e do estado em que vivem, mas que, inevitavelmente, determina aspectos fundamentais do cotidiano, como explica o coordenador. Puderam também refletir sobre a necessidade fisiológica dessa substância, a necessidade de preservação e como construímos com a água os afetos mais profundos.

O professor Pablo Sérvio, coordenador do projeto, explicou sobre o tema da exposição e a análise trazida sobre o uso da água na sociedade atual. “Seja refletindo sobre como espiritualidade e água se conectam, sobre como as nuvens e a chuva podem ser vistas de modo poético, ou sobre quanto estamos a poluir nossos mares com lixos plásticos, as obras da exposição Submergir convidam todos os visitantes a mergulharem em pensamentos e sentimentos sobre o lugar da ÁGUA em nossas vidas baseada no olhar dos alunos expositores”, pontuou.

A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 20 de outubro. O horário de visitação é de segunda a sexta das 14h às 17h. Mais informações por meio do perfil no instagram do projeto.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro