Notícias

STED concede a outorga de grau a 170 estudantes dos Cursos de Graduação a Distância da UFMA

publicado: 09/05/2025 08h49, última modificação: 09/05/2025 09h34
Os novos profissionais formados são das áreas de Pedagogia, Computação e Informática, Letras/Português e Administração
STED concede a outorga de grau a 170 estudantes dos Cursos de Graduação a Distância da UFMA

Na noite dessa quarta-feira, 7, a Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) da UFMA concedeu a outorga de grau a 170 formandos dos cursos de Pedagogia, Computação e Informática, Letras/Português e Administração na solenidade de Colação de Grau dos Cursos de Graduação na modalidade a distância, vinculados ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O paraninfo oficial da solenidade, o professor Cairo Cezar Braga de Sousa, em seu discurso, refletiu sobre a transição do ciclo acadêmico para o profissional, ressaltando a importância da empatia e do acolhimento.

“Desejo, antes de tudo, empatia. Empatia para entender que todos trazem bagagens, algumas mais leves, outras mais pesadas. Empatia para sorrir mais em sala de aula.

Empatia para ouvir com carinho e afeto. Empatia para dar feedbacks construtivos e propositivos, mas sem nunca desestimular. Desejo que troquem a vaidade pelo acolhimento, individualidade ou pela coletividade, autoritarismo pela generosidade, e que convoquem seus alunos e alunas para construir juntos um ambiente de aprendizagem dinâmico, produtivo, eficaz e feliz, onde a aprendizagem seja sempre significativa, afetuosa e coletiva”, proferiu.

Representando todos os formandos da noite, a oradora oficial Maria Isaura de Souza, do Curso de Computação e Informática, expressou gratidão pelo apoio recebido ao longo da jornada acadêmica e enfatizou o compromisso com a educação e a transformação social.

“Nada disso teria sido possível sem pessoas que caminharam conosco. Agradeço, em nome de toda a turma, aos nossos professores, mestres incansáveis, que não apenas nos ensinaram conteúdos, mas nos mostraram o valor da educação como ferramenta de transformação. Aos nossos familiares e amigos, que nos apoiaram nas noites maldormidas, nos consolaram nas frustrações, vibraram com nossas conquistas, essa vitória também é de vocês. Hoje, nós nos tornamos oficialmente graduados, mais do que um título, isso representa um compromisso com a educação, e com a ciência, com o futuro. Somos profissionais formados para ensinar, para transformar vidas, para inspirar novas gerações, e não há missão mais nobre do que essa”, discursou.

Os formandos dos cursos de Pedagogia, Computação e Informática, Letras/Português e Administração prestaram juramento, e a superintendente da STED, Patrícia Abreu Machado, no ato representando o reitor da UFMA Fernando Carvalho, conferiu os graus, parabenizando-os pelo sucesso.

“Hoje celebramos a força da educação pública, gratuita e de qualidade, que chega a todos os locais do nosso Maranhão graças ao Ensino a Distância. A EAD é, sem dúvida, uma ferramenta de transformação: ela rompe barreiras geográficas, amplia horizontes e ressignifica trajetórias. Vivemos em um tempo em que o conhecimento é um bem estratégico; e a educação, uma necessidade sempre contínua. Por isso desejamos que essa formação seja também um ponto de partida para novas jornadas, novos desafios, novos inícios na pós-graduação, na pesquisa, no empreendedorismo, no serviço público, ou onde quer que vocês escolham deixar a marca”, encerrou Machado.

Assista a cerimônia completa de Colação de Grau

Por: Maiara Pacheco - STED

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: