Solenidade virtual na noite de ontem marcou a abertura do Programa de Pré-Incubação de Ideias e Negócios Inovadores da UFMA

publicado: 13/04/2021 16h35, última modificação: 14/04/2021 19h35
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6

Ocorreu ontem, 12, a solenidade de abertura do Programa de Pré-Incubação de Ideias e Negócios da UFMA, projeto que conta com o apoio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (Ageufma). O projeto ocorre entre os meses de abril, maio e junho de 2021 e tem como um dos objetivos ajudar os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade que têm ideias inovadoras com potencial de negócios.

O programa de Pré-Incubação auxiliará propostas com grande potencial para empreender, disponibilizando ferramentas de capacitação para a jornada desse empreendedor na construção do seu negócio, aproximando os estudantes com o mercado empreendedor e dando suporte por meio de análise de mercado, tanto local como nacional, também em marketing, gestão de pessoas, planejamento financeiro e tributário e outros conteúdos.

A solenidade de abertura contou com a presença do pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho; do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles; de representantes da Diretoria de Empreendedorismo (Demp) da UFMA; da Fapema; de Superintendentes da UFMA; além do reitor Natalino Salgado, que parabenizou a iniciativa do programa e reforçou a importância do empreendedorismo.

“Tudo o que se pensa em empreendedorismo, em inovação, em estabelecer e ordenar esses critérios que ajudam a estimular isso, só tem um foco: promover negócios e, ao mesmo tempo, gerar uma sociedade produtiva de mercados que possam gerar rendas, e que eles cheguem às pessoas de baixa renda e tenham como isso na forma de auxílio no seu dia a dia”, explicou.

O professor e diretor de Empreendedorismo da Ageufma, Walter Nunes, espera contribuir na formação desses alunos no programa. “A nossa Universidade realmente está preocupada com essa questão de transformar o perfil do aluno em empreendedor, deixar de ser empregado e virar empregador, além de contribuir para que o nosso estado cresça tanto econômica como socialmente”, pontuou.

O Diretor científico da Fapema, João Batista Júnior, mencionou que o empreendedorismo por meio de startups já é uma realidade no país e vem cada vez mais ganhando força no Maranhão: “Os nossos alunos são muito criativos, possuem excelentes ideias que podem emergir para grandes negócios. A incubação é um processo importante, uma vez que a boa ideia sem um auxílio podem não ter os resultados esperados, já, com a incubação, as chances dessas ideias podem ser vendidas para grandes grupos ou empresas. Portanto iniciativas como essas podem ficar no nosso estado e na nossa Universidade”, ilustra.

Em seguida, o palestrante convidado da mesa de abertura, Gleydson Lima, CEO da ESIG Software, inventor e principal autor do sistema acadêmico SIGAA/SIG, que é utilizado por mais de 40 universidades e institutos federais do Brasil, incluindo a UFMA, falou sobre o tema “Da Universidade para todo o Brasil: A história do grupo ESIG”.

“Só foi possível todo esse processo porque eu tive um time muito talentoso, ou seja, foram essas pessoas, ao longo desse caminho, que contribuíram para que esse processo acontecesse e que pudéssemos conseguir essa tecnologia, alcaçando essas grandes metas e virar referência”, disse.

Assista à palestra no Canal da Ageufma no Youtube:

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes