Solenidade on-line lança Ambiente Virtual de Aprendizagem do Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública da UFMA

publicado: 02/12/2022 12h15, última modificação: 04/12/2022 13h37
O lançamento do AVA faz parte de um dos objetivos e metas de suporte do Labcim, conforme consta nos itens 5 da Nota Técnica e 6 do Plano de Trabalho

O Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública (Labcim) da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), sob o financiamento da empresa Vale e apoio da Fundação Sousândrade, realizou,  na manhã de ontem, 1º de dezembro, de forma virtual, via Canal Institucional da UFMA no Youtube, o lançamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como parte integrante da cartela de produtos e serviços conveniados ao Labcim, com uma linguagem moodle para oferta gratuita de cursos de formação em diferentes áreas do conhecimento. O ambiente disponibilizou, já na sua abertura, quatro módulos de aprendizagem, subdivididos em 35 cursos, contabilizando mais de 250 horas de formação para servidores da UFMA e também público em geral.

A mesa virtual da solenidade contou com a presença do assessor de Relações Interinstitucionais da UFMA e coordenador do Labcim, Arkley Marques Bandeira, que, na ocasião, representou o reitor Natalino Salgado Filho; do superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Anilton Bezerra Maia; da gerente de Relações Institucionais da Vale no Maranhão, Giselly Pinto; e do gerente de Planejamento e Projetos do CIM, Jefferson Fernandes.

Segundo Arkley Bandeira, o projeto alcançou ótimos resultados durante doze meses, sendo fruto de um trabalho profícuo e dedicado por parte dos membros da equipe, uma vez que um dos desafios partiu da própria concepção do Labcim, em um formato aberto e experimental. Outro aspecto crucial do Labcim apontado por ele é o eixo da educação e da formação no âmbito do serviço público. A plataforma é universal, pública e certificada para toda a comunidade maranhense como um todo. “Esse é um momento de muita celebração, portanto agradeço imensamente à nossa equipe, que, diuturnamente, trabalhou para apresentar o projeto à sociedade, e isso orgulha muito a UFMA. Esses meses foram de imensas trocas e diálogos até chegarmos a esse produto, algo que deixou o reitor Natalino extremamente feliz”, completou Bandeira.

A plataforma foi elaborada pela equipe de TI da Universidade. O projeto promoveu, conforme afirmou o superintendente Anilton Maia, vários seminários e agregou diversos temas importantes para o Labcim. “Para agregar esses temas na plataforma, a fim de guiar os alunos no processo de aprendizagem, construímos um portal onde os estudantes podem conhecer mais sobre o histórico do Laboratório. O AVA tem toda uma jornada digital intuitiva e bem acessível com diversos cursos, que poderão certificar diversas horas-aula de forma bem tranquila”, afirmou.

Atualmente, o Labcim trabalha com nove temas centrais que dialogam com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que estão sendo trabalhadas por meio da incubação de projetos públicos inovadores, formação na modalidade de residência em projetos para imersão de servidores municipais em programas públicos, com a proposição de projetos, ações e programas da plataforma AVA, desenvolvido especificamente para a formação continuada de servidores da UFMA e também do público em geral.

Nas palavras do Jefferson Fernandes, a articulação institucional do CIM com a Universidade e a Vale possibilitou, financeiramente, a construção do Labcim. “O mais importante é que os servidores sejam capacitados pelos cursos oferecidos, via plataforma AVA, e sobretudo saibam da existência do CIM, no qual poderão exercer seu controle social de forma participativa, denunciativa e resolutiva, e que o Consórcio sempre se preocupou com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos pertencentes aos 26 municípios consorciados ao CIM”, reiterou o gerente de Planejamento e Projetos do CIM.

Saiba mais

O lançamento do AVA faz parte de um dos objetivos e metas de suporte do Labcim, em que, nos itens 5 da Nota Técnica e 6 do Plano de Trabalho, diz: “Elaborar o Ambiente de Aprendizagem do Labcim para viabilizar as formações e demais capacitações”. O Labcim é um projeto de pesquisa que visa produzir conhecimento científico aplicado na criação de projetos públicos que sejam replicáveis na gestão pública dos municípios do CIM. Ou seja, é uma iniciativa inovadora que se conecta às melhores práticas mundiais de elaboração de políticas públicas.

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras