Notícias

Solenidade no Centro de Ciências de Codó marca o início do Mestrado Interinstitucional em Matemática Aplicada e Computacional

publicado: 21/08/2024 15h03, última modificação: 21/08/2024 15h33
O programa é o primeiro no interior do estado
Solenidade no Centro de Ciências de Codó marca o início do Mestrado Interinstitucional em Matemática Aplicada e Computacional

Na última terça-feira, 20, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início ao Mestrado Interinstitucional em Matemática Aplicada e Computacional no Centro de Ciências de Codó (CCCo). A solenidade, que reuniu a comunidade acadêmica e representantes, foi marcada pelos destacados impactos que o curso de mestrado trará para a educação na Região do Cocais.

O curso é oferecido em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), resultado de uma cooperação técnica entre as instituições, com o objetivo de capacitar professores e técnicos em educação no interior do estado na área de matemática aplicada e computacional.

“Este programa é derivado do Edital da Capes de parcerias interinstitucionais e trata -se de uma parceria entre a UFMA e a Unicamp, em que nós teremos a oportunidade de formar mestres em Matemática Aplicada e Computacional, que atenderão às diversas escolas do ensino público do Maranhão, e não só isso, mas também a servidores da UFMA e à comunidade em geral. Esta parceria será muito importante para nós, esperamos que seja a primeira de muitas parcerias profícuas. Nós temos aqui a grande oportunidade de formação de professores em Matemática, que é uma área bastante carente ainda de pessoas com mestrado e doutorado no Maranhão”, declarou a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento.

Abertura Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional

Segundo o coordenador do Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional na UNICAMP, João Eloir Strapasson, “o objetivo do mestrado profissional, originalmente, era melhorar a qualidade dos professores do ensino superior. Então, o objetivo do mestrado era qualificar, porque, em algumas regiões, havia muitos professores que não tinham mestrado lecionando na graduação. Ao longo dos anos, a gente também ampliou para poder atender a pessoas, inclusive fora do público do ensino superior. [...] E, se porventura, futuramente, quiser entrar no ensino superior, vão ter a qualificação, porque o título de mestre vai poder dar essa autonomia para eles”.

O Mestrado Interinstitucional em Matemática Aplicada e Computacional da UFMA Câmpus Codó é o primeiro programa do interior do estado e surge de uma demanda já existente, tendo em vista o número de interessados em cursar o mestrado. “É interessante observar a quantidade de inscritos que nós tivemos no programa de mestrado, de pessoas interessadas. Nós tivemos aí dez, quinze dias, apenas para fazer a divulgação. Mesmo assim, nós atingimos em torno de 180 candidatos interessados no programa, o que é um quantitativo muito grande quando a gente compara todos os programas de pós-graduação no nosso estado. Para uma única turma, você vê essa quantidade só de interessados, isso já mostra que existe, de fato, essa demanda”, observou Arlane Vieira, coordenador do mestrado em Matemática Aplicada e Computacional, em seu discurso durante a cerimônia de abertura.

O dispositivo de honra que inaugurou o mestrado contou com a presença da pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento, no ato representando o reitor da UFMA, Fernando Carvalho; do diretor do Centro de Ciências de Codó e coordenador do Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional na UFMA, Arlane Vieira; do coordenador do Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional na UNICAMP, João Eloir Strapasson; do representante dos estudantes do Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional, Paulo Sérgio Aleixo; e do representante da Secretaria Municipal de Educação de Codó, Francisco Romário Cunha de Araújo.

Em seguida, a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Sueli Irene Rodrigues Costa ministrou a palestra “Objetivos do Mestrado Interinstitucional Unicamp-UFMA em Matemática Aplicada e Computacional", em que foram apresentados os principais objetivos do curso e a importância da parceria entre as duas universidades.

UFMA e o ensino da matemática na Região dos Cocais

O Mestrado Interinstitucional em Matemática Aplicada e Computacional é mais um marco na educação maranhense, especialmente, no ensino da matemática, uma vez que outras ações têm sido desenvolvidas na área da Matemática, a exemplo do projeto de extensão Centro Timbirense de Matemática (CTM) , que tem preparado professores e alunos para as competições nacionais nessa disciplina.

“Esse programa de mestrado vai contribuir na formação de pessoal para atuarem nas instituições de nível superior. É importante destacar que nós já temos estudantes matriculados que são estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e professores da Rede Municipal, e estes vão atuar de forma mais preparada na educação básica e também, possivelmente, nas instituições estaduais, como o IEMA, por exemplo, melhorando a qualidade do ensino e, consequentemente, obtendo ótimos resultados nos próprios indicadores educacionais da região, não só do município de Codó”, ressaltou Arlane Vieira.

Mestrado Profissional em Matemática Aplicada e Computacional

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) é oferecido em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), resultado de uma cooperação técnica entre as duas universidades. O principal objetivo é capacitar professores e técnicos em educação no interior do estado na área de matemática aplicada e computacional.

O programa tem se consolidado como um dos principais centros de formação de pesquisadores em Matemática na América Latina. Seus ex-alunos têm se destacado em cargos de docência e pesquisa tanto no Brasil quanto em instituições internacionais.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: