Solenidade de colação de grau especial do curso de Medicina do Câmpus São Luís foi realizada de forma híbrida no dia 10 deste mês

publicado: 15/06/2022 10h33, última modificação: 15/06/2022 13h25
1 | 2
2 | 2

Foi realizada, no dia 10 deste mês, a solenidade de colação de grau especial do curso de Medicina do Câmpus São Luís da Universidade Federal do Maranhão, referente ao primeiro semestre de 2022, de forma híbrida. A cerimônia foi presidida pela coordenadora do curso, professora Jacira do Nascimento Serra, representando o reitor Natalino Salgado Filho.

A paraninfa oficial, professora Adriana Lima dos Reis Costa, proferiu o discurso em nome dos formandos. “Hoje é uma alegria muito grande, estou muito emocionada por ser paraninfa dessa turma, é muita felicidade para mim. Eu me lembro daqueles momentos iniciais, em que estávamos lá, na semana do calouro, cerimônia do jaleco, e vocês todos animados, alegres. Depois, a gente percebe a rotina pesada que vocês enfrentaram, foram seis anos muito intensos e agora vai começar uma nova fase.
Sejam cautelosos, vocês têm potencial. Não tenham medo de tentar, de insistir, de recomeçar se for preciso”, declarou.

A oradora oficial, Vanessa Vieira Pinheiro, representando todos os formandos do curso, proferiu o discurso de formatura. “Realmente não há palavras para traduzir a mistura de sentimentos que é viver este dia, a gratidão que está envolvendo os nossos corações, e o orgulho só de pensar em todas as etapas vencidas para chegar ao hoje, salta aos nossos olhos. Cada pessoa presente aqui sabe o preço que pagou para que hoje pudesse se deleitar em tamanha conquista. A partir de agora, vidas serão salvas graças a cada um de vocês”, destacou.

Representando o reitor, a coordenadora do curso, Jacira Serra, saudou a todos os presentes, formandos, familiares e amigos. “Para nós, da UFMA, é muito orgulho entregar esses médicos maravilhosos para a sociedade. Não é fácil, nos dias de hoje, manter uma universidade pública em pé. Não foi fácil, nesses dois anos de pandemia, lutar para formar esses meninos, muitas vezes a distância, reaprender a ensinar sem estar perto deles, com pouco dinheiro, mas com muita boa vontade. Todos nós estamos aqui porque amamos o que fazemos e lutamos para entregar bons médicos para a comunidade, médicos com muita sapiência, com muito conhecimento, mas, principalmente, humanizados”, ressaltou.

Antes do momento da outorga de grau, o formando João Victor Pimentel de Oliveira foi convidado para prestar o juramento. Além da presença da coordenadora do curso, Jacira do Nascimento, a mesa da solenidade foi composta pelo professor Josiel Paiva Vieira; pela professora Mônica Elinor Alves Gama; pela professora Adriana Lima dos Reis Costa e pelo professor Plínio da Cunha Leal, que participou da cerimônia de forma virtual.

Assista a solenidade na íntegra no Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Por: Hérika de Almeida

Produção: Bruna Castro