Notícias
Solenidade de Acolhimento marca início da residência para 177 profissionais da área da saúde
Auditório lotado. Em cada cadeira, uma história diferente de luta, de abdicação, de empenho, de dúvida, mas, acima de tudo, de vitória. É um novo ciclo iniciando após a formação acadêmica. São 177 residentes ingressando nas novas turmas das Residências Médicas e em Área Profissional da Saúde do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh). A felicidade está estampada em cada olhar e em cada sorriso largo que traduzem a conquista. A cerimônia de acolhimento foi realizada na noite da última sexta-feira, 3, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão. Essa será a primeira solenidade de recepção no formato presencial após a pandemia da covid-19. Do total, 95 são da Residência Médica e 82 da Residência em Área Profissional da Saúde.
A residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a profissionais de saúde, sob a forma de curso de especialização com foco no treinamento em serviço. Para o Hospital Universitário, a residência alavanca a qualidade da assistência, uma vez que proporciona ao que aprende, mas também ao que ensina, a real possibilidade de se atualizar na prática diária, no exercício da profissão, bem como desenvolve habilidades técnicas e relacionais.
A fisioterapeuta Karina Ramos, 26, que escolheu a área de Atenção em Saúde Cardiovascular, relatou que foi sua primeira tentativa e que estava muito feliz por ter conquistado mais um passo importante em sua profissão “Estou muito ansiosa e animada, pois o HU-UFMA é uma instituição de referência, e poder vivenciar toda a prática que a residência oferece é muito importante. Vai ser engrandecedor para a minha carreira como fisioterapeuta” pontuou.
Quem também está só alegria é a médica Kely Luana Vieira, 28, que ingressou agora na área da Cardiologia. “Antes fazia a residência da Clínica Médica, que é um requisito para fazer a prova para a Cardiologia, por ser uma subespecialidade. Foi uma preparação muito intensa durante a residência de Clínica. As expectativas são as melhores para essa nova etapa, a instituição tem muito a oferecer, são muitos pacientes, muitos casos, muitas aulas, muitas pesquisas. Com certeza, será uma boa experiência” destacou.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, parabenizou a todos e pontuou que a instituição assume o compromisso de ser eficiente no formar e no assistir. “Vocês ingressam em um hospital que, ao longo de três décadas, tem formado pessoas e transformado o Sistema Público de Saúde deste estado. Sejam bem-vindos. Esperem do HU-UFMA trabalho árduo e compromisso. Gostaríamos que vocês também entendessem que, agora, fazem parte de tudo isso. Vocês chegam para contribuir e para nos tornar melhores” frisou.
A Residência Médica do HU-UFMA oferece 26 programas: anestesiologia, angiorradiologia e cirurgia endovascular, cardiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia vascular, coloproctologia, clínica médica, ecocardiografia, endocrinologia e metabologia, endoscopia digestiva, gastroenterologia, geriatria, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, nefrologia, neonatologia, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, patologia, pediatria, pneumologia, radiologia e diagnóstico por imagem, e urologia.
A Residência em Área Profissional da Saúde do HU-UFMA engloba dez categorias profissionais: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, que são distribuídas em Multiprofissional em Saúde, em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e em Enfermagem Obstétrica.
O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, enfatizou ser esse um momento muito especial e de muita alegria, por se tratar de uma oportunidade ímpar para a formação “Esse é um momento de celebração realizado com muito zelo e carinho por muitas mãos para vocês. Todos estão de parabéns, pois não é fácil chegar até aqui. Poucos conseguem ter a possibilidade de ter um treinamento prático em serviço para consolidar a formação. Na graduação, vocês recebem muitos conhecimentos e muitas informações, participam de práticas, mas, na residência, vocês ficarão em tempo integral supervisionado por profissionais.”
Na mesa oficial da solenidade, estavam presentes o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, o vice-governador do Estado do Maranhão, Felipe Camarão; a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; a gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal; o gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito; a coordenadora da Residência em Área Profissional da Saúde, Maria do Socorro Alves Cardoso; e o coordenador da Residência Médica, José Pereira Guará.
A solenidade contou com a palestra magna ministrada pelo vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, com o tema “Diagnóstico do SUS sob a Óptica da Judicialização da Saúde em São Luís do Maranhão”. Ele comentou a felicidade em poder participar da solenidade “É uma honra está aqui acolhendo residentes do HU-UFMA. Vocês estão entrando em uma das melhores instituições de ensino do Brasil. É uma das mais importantes unidades de saúde do Estado do Maranhão. É um patrimônio do povo maranhense.”
Dando continuidade à programação, as palestras seguem durante a semana abordando temas importantes sobre o hospital e tendo como objetivo ambientar os novos residentes.
Publicado originalmente em 07/03/23, no site do HU-UFMA.
Por: Danielle Morais
Revisão: Jáder Cavalcante