Solenidade de Acolhimento marca início da residência para 177 profissionais da área da saúde

publicado: 07/03/2023 11h06, última modificação: 08/03/2023 13h09

Auditório lotado. Em cada cadeira, uma história diferente de luta, de abdicação, de empenho, de dúvida, mas, acima de tudo, de vitória. É um novo ciclo iniciando após a formação acadêmica. São 177 residentes ingressando nas novas turmas das Residências Médicas e em Área Profissional da Saúde do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA-Ebserh). A felicidade está estampada em cada olhar e em cada sorriso largo que traduzem a conquista. A cerimônia de acolhimento foi realizada na noite da última sexta-feira, 3, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão. Essa será a primeira solenidade de recepção no formato presencial após a pandemia da covid-19. Do total, 95 são da Residência Médica e 82 da Residência em Área Profissional da Saúde.

A residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a profissionais de saúde, sob a forma de curso de especialização com foco no treinamento em serviço. Para o Hospital Universitário, a residência alavanca a qualidade da assistência, uma vez que proporciona ao que aprende, mas também ao que ensina, a real possibilidade de se atualizar na prática diária, no exercício da profissão, bem como desenvolve habilidades técnicas e relacionais.

A fisioterapeuta Karina Ramos, 26, que escolheu a área de Atenção em Saúde Cardiovascular, relatou que foi sua primeira tentativa e que estava muito feliz por ter conquistado mais um passo importante em sua profissão “Estou muito ansiosa e animada, pois o HU-UFMA é uma instituição de referência, e poder vivenciar toda a prática que a residência oferece é muito importante. Vai ser engrandecedor para a minha carreira como fisioterapeuta” pontuou.

Quem também está só alegria é a médica Kely Luana Vieira, 28, que ingressou agora na área da Cardiologia. “Antes fazia a residência da Clínica Médica, que é um requisito para fazer a prova para a Cardiologia, por ser uma subespecialidade. Foi uma preparação muito intensa durante a residência de Clínica. As expectativas são as melhores para essa nova etapa, a instituição tem muito a oferecer, são muitos pacientes, muitos casos, muitas aulas, muitas pesquisas. Com certeza, será uma boa experiência” destacou.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, parabenizou a todos e pontuou que a instituição assume o compromisso de ser eficiente no formar e no assistir. “Vocês ingressam em um hospital que, ao longo de três décadas, tem formado pessoas e transformado o Sistema Público de Saúde deste estado. Sejam bem-vindos. Esperem do HU-UFMA trabalho árduo e compromisso.  Gostaríamos que vocês também entendessem que, agora, fazem parte de tudo isso. Vocês chegam para contribuir e para nos tornar melhores” frisou.

A Residência Médica do HU-UFMA oferece 26 programas: anestesiologia, angiorradiologia e cirurgia endovascular, cardiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia vascular, coloproctologia, clínica médica, ecocardiografia, endocrinologia e metabologia, endoscopia digestiva, gastroenterologia, geriatria, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, nefrologia, neonatologia, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, patologia, pediatria, pneumologia, radiologia e diagnóstico por imagem, e urologia.

A Residência em Área Profissional da Saúde do HU-UFMA engloba dez categorias profissionais: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, que são distribuídas em Multiprofissional em Saúde, em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e em Enfermagem Obstétrica.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, enfatizou ser esse um momento muito especial e de muita alegria, por se tratar de uma oportunidade ímpar para a formação “Esse é um momento de celebração realizado com muito zelo e carinho por muitas mãos para vocês. Todos estão de parabéns, pois não é fácil chegar até aqui. Poucos conseguem ter a possibilidade de ter um treinamento prático em serviço para consolidar a formação. Na graduação, vocês recebem muitos conhecimentos e muitas informações, participam de práticas, mas, na residência, vocês ficarão em tempo integral supervisionado por profissionais.”

Na mesa oficial da solenidade, estavam presentes o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, o vice-governador do Estado do Maranhão, Felipe Camarão; a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; a gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal; o gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito; a coordenadora da Residência em Área Profissional da Saúde, Maria do Socorro Alves Cardoso; e o coordenador da Residência Médica, José Pereira Guará.

A solenidade contou com a palestra magna ministrada pelo vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, com o tema “Diagnóstico do SUS sob a Óptica da Judicialização da Saúde em São Luís do Maranhão”. Ele comentou a felicidade em poder participar da solenidade “É uma honra está aqui acolhendo residentes do HU-UFMA. Vocês estão entrando em uma das melhores instituições de ensino do Brasil. É uma das mais importantes unidades de saúde do Estado do Maranhão. É um patrimônio do povo maranhense.”

Dando continuidade à programação, as palestras seguem durante a semana abordando temas importantes sobre o hospital e tendo como objetivo ambientar os novos residentes.

Publicado originalmente em 07/03/23, no site do HU-UFMA.

Por: Danielle Morais