Sociolinguística, religião e discurso são temas de webinário do I Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise do Discurso

publicado: 25/03/2022 16h15, última modificação: 25/03/2022 19h44

Na quinta-feira, 24, foi realizado o webinário “Metodologias da pesquisa em sociolinguística, análise de discurso materialista e nas Ciências da Religião”, ligado ao I Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise do Discurso (Siiad), em transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube. O evento contou com a mediação do professor Marcelo Nicomedes, do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos do Câmpus São Bernardo; e participaram do debate os professores Antônio Carlos Santana e Marlon Real, ambos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems); e o professor Manoel Moraes Júnior, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ao abrir os trabalhos, Marcelo Nicomedes dissertou sobre a temática do webinário deu voz a Marlon Real, pesquisador de linguística com ênfase em análise do discurso de linha francesa. O docente da Uems explicou que “falar de análise do discurso é se deparar com algo complexo, porque é uma disciplina de entremeios, porque tem a relação com a linguística de Ferdinand Saussure e a psicanálise”, mencionou.

Em seguida, o pesquisador de Linguística Geral, Morfossintaxe e Fonética da Uems, Antônio Carlos Santana, apresentou os estudos da Metodologia em Linguística, distinguindo os conceitos do português, quando oralizado, e os aspectos sociais da língua, abordando aspectos de Saussure. Além disso, o docente explanou o conceito de sociolinguística, associando com a análise da língua falada e com as relações sociais e dos contextos inseridos no discurso. A cronologia da origem e dos estudos da sociolinguística também foi disposta nas explicações do docente.

Por fim, Manoel Moraes destacou que as ciências da religião é temática de correlação com os outros assuntos pautados pelos professores anteriores, em que afirmou que é importante destacar a pluralidade do termo “ciências”, visto que os estudos da religião abarcam outras áreas pertinentes, como as ciências humanas e sociais.

Moraes associou os estudos da análise de discurso ao seu campo de trabalho, em que afirmou que as religiões são um fenômeno social, um fator que integra e se estende para o discurso pela linguística que estuda as expressões orais e comportamentais dos cidadãos que expressam o credo religioso e convivem em um meio coletivo. “Com essas ciências, nós compomos um tecido que é indispensável para o estudo das ciências da religião. Sem elas, não teríamos um estofo intelectual e interdisciplinar que é essencial para as ciências da religião”, pontuou.

O I Siiad continua com inscrições abertas até o dia 28 de março, inclusive para submissões de trabalhos. Mais informações podem ser obtidas no perfil oficial do evento no Instagram.

Confira a transmissão:

Por: Carlos Alcântara