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Sistema Eletrônico de Informações foi implantado oficiamente na manhã de hoje, 1º de julho, em cerimônia pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube
Foi realizada hoje, 1º de julho, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no YouTube, a cerimônia de lançamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um projeto da Universidade Federal do Maranhão executado por meio da Pró-Reitoria de Panejamento, Gestão e Transparência (PPGT) e da Superintendência da Tecnologia da Informação (STI). Essa nova plataforma substituirá a maior parte das funcionalidades do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato (Sipac).
Na solenidade, o reitor Natalino Salgado destacou a importância do sistema para a evolução da instituição. “Uma das coisas que eu assumi de compromisso é que, nesta gestão, haveria um grupo técnico que pudesse modernizar processos e implementar tecnologia para facilitar a vida acadêmica e mostrar nossa Universidade como instituição organizada, transparente, estruturada e reconhecida pelos órgãos públicos e por toda a sociedade. O SEI é um projeto que tem exatamente essa funcionalidade, de atender igualmente todos os setores da nossa Universidade. Continuaremos a fazer ainda mais para que a UFMA continue brilhando”, declarou.
Para o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, a aplicação do SEI representa um salto imensurável: “Há um ganho de qualidade muito grande com o SEI, uma mudança institucional e de sistema como essa é uma revolução em nossa Universidade. Não é uma mudança fácil, mas precisamos atuar no esclarecimento, fazer comunicação para que todas as pessoas entendam o processo. Essa é mais uma mudança que a gestão do professor Natalino traz para a melhoria da UFMA”.
O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes, frisou que, por meio da plataforma, toda a Universidade estará mais próxima. “O sistema não é a solução, é o meio. A solução será cada um de nós, que depende e o utiliza para atender os anseios da sociedade e de nossa comunidade. Cada centro, câmpus, unidade, servidor e usuário desta instituição está mais próximo por meio do SEI”, realçou.
Anilton Maia, superintendente de Tecnologia da Informação, chamou atenção para a transformação digital provocada pelo novo sistema: “É uma ferramenta fantástica, que veio para agregar valor à nossa Universidade. Ele faz toda a transformação digital não só na área de transparência, mas desburocratiza, promove economicidade, é sustentável economicamente, ganha eficiência, economia de custo, tempo, espaço, agilidade na comunicação e melhora os serviços públicos da UFMA, poque dá um canal de comunicação com o cidadão externo e digitaliza toda nossa infraestrutura administrativa. Com isso, ganha-se mais eficiência”.
Assista à cerimônia completa:
Conheça o SEI
Em 19 de novembro de 2020, por meio de uma cerimônia remota, a Universidade Federal do Maranhão, junto com nove órgãos federais, formalizou a cooperação técnica para fins de cessão do direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações. O SEI é um sistema de gestão documental totalmente criado e desenvolvido por servidores da Justiça Federal da 4ª Região em 2009.
Cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) sem custos para outras instituições, o SEI permite transferir toda a gestão de processos administrativos para o meio eletrônico. Com a ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, a edição e a assinatura até o armazenamento, é realizada em ambiente virtual. Atualmente, está em uso em mais de 400 órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de associações e outras entidades.
Confira os benefícios da implantação do SEI
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Economia de recursos: o SEI contribui com a economia de papel, de impressoras e de transporte dos processos, o que também contribui muito para o meio ambiente e a ecologia. Além disso, economiza-se com malote, correios e transportadora, tanto em termos financeiros quanto de pessoas envolvidas nessas atividades;
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Agilidade na tramitação de processos: por se tratar de um sistema eletrônico mais ágil, com maior nível de suporte e com templates mais dinâmicos e fáceis, as ações são realizadas mais rapidamente, permitindo saltos na agilização do trâmite dos processos;
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Melhor organização dos conteúdos: o SEI apresenta uma série de opções para a organização dos conteúdos, entre elas os marcadores, as anotações e os blocos internos, que permitem o armazenamento organizado de processos, a categorização dos processos por assuntos do interesse da unidade e a comunicação rápida entre os membros da unidade, que pode inclusive ser registrada no SEI para consulta posterior;
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Economia de espaço: com a implantação do SEI: os processos administrativos da Universidade passarão a ser 100% digitais. Com isso, os arquivos permanentes e intermediários vão deixar de ser ocupados com novos processos e documentos. Processos que ainda são físicos e que ainda estão sendo utilizados poderão ser digitalizados e incluídos no SEI, deixando-se esses espaços totalmente livres para novas atividades. Isso acarretará economia ainda com armários, arquivos de ações, materiais de escritório, etc;
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Economia de tempo: a otimização de fluxos de processos e a maior agilidade na tramitação deixa o colaborador com mais tempo para a realização de atividades mais interessantes e que agregam mais valor para a Universidade. A facilidade com que o SEI pode ser utilizado evita erros e desvios de fluxos, o que diminui o retrabalho, facilitando, assim, a rotina do colaborador e o andamento das atividades na Instituição;
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Transparência: um dos objetivos da implantação do SEI é o atendimento da Lei de Acesso à Informação, pois se trata de um sistema já organizado de acordo com as diretrizes estabelecidas na Lei e demais normas relativas ao bom funcionamento dos órgãos públicos e requisitos de transparência.
Acesse o curso da Enap para treinamento do SEI
Assista também aos vídeos tutoriais sobre o SEI:
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#5
Por: Kaio Lima
Produção: Marcos Paulo Albuqueque
Revisão: Jáder Cavalcante