Notícias

Sistema Eletrônico de Informações estará disponível no formato de aplicativo para smartphones a partir dessa segunda-feira, 19

publicado: 16/07/2021 18h28, última modificação: 16/07/2021 21h45

A partir de 19 de julho, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) estará disponível para ser utilizado também diretamente na palma da mão: agora a plataforma poderá ser utilizada por meio de um aplicativo, trazendo ainda mais facilidade para os usuários. O aplicativo SEI pode funcionar em qualquer aparelho móvel com sistemas IOS e Android e pode ser baixado pelas principais lojas de aplicativos como PlayStore e AppStore.

O SEI é um projeto da UFMA executado por meio da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) e da Superintendência da Tecnologia da Informação (STI) que tem objetivo de apresentar uma solução para gestão de processos administrativos eletrônicos que atenda às definições do Processo Eletrônico Nacional (PEN), assim proporcionando maior agilidade processual e transparência nas informações, entre outros. Essa nova plataforma vai substituir a maior parte das funcionalidades do Sistema Integrado de Patrimônio Administração e Contrato (Sipac).

Os benefícios do SEI se encontram na economia de recursos evitando gastos com malote, correios e transportadora; agilidade na tramitação de processos, pois as ações serão realizadas rapidamente; melhor organização de conteúdo, entre eles os marcadores, as anotações e blocos internos; economia de espaço e tempo, já que os processos serão 100% digitais e com agilidade na tramitação; e também transparência.

Para o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes, a expectativa para o lançamento do aplicativo é grande. “Nós vamos trazer para o usuário uma maior usabilidade, melhoria de acesso, além de uma experiência mais prazerosa, tornando-se um processo mais célere e confiável. Acreditamos que o aplicativo vai trazer muita produtividade para esses usuários, permitindo atender a todas as necessidades”, explicou.

Saiba mais

O SEI foi criado por servidores da Justiça Federal da 4° Região em 2009, e, posteriormente, a Universidade Federal do Maranhão, junto com nove órgãos federais, formalizou a cooperação técnica para fins de cessão do direito de uso do Sistema. O Sistema Eletrônico de Informação foi lançado na UFMA no dia 1º de julho deste ano, em cerimônia virtual.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: