Sistema Eletrônico de Informação proporciona economia de mais de R$ 450 mil em um ano de implementação na UFMA

publicado: 06/07/2022 13h50, última modificação: 06/07/2022 18h17

Há pouco mais de um ano, entrou em funcionamento na UFMA o Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Durante esse período, a plataforma agilizou a tramitação dos processos da Universidade, bem como proporcionou a economia de recursos, promovendo mais eficiência administrativa. Implantado em 1° de julho de 2021, o sistema já recebeu mais de 28 mil processos eletrônicos, proporcionando uma economia de mais de R$ 450 mil.

O professor Walber Lins Pontes, pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), comentou os benefícios do sistema desde sua implantação. “No âmbito da governança, permitiu dar maior celeridade, reduzir custos e confiabilidade aos atos processuais que são realizados na Instituição, inclusive, com segurança jurídica. No âmbito da integridade, o ato de se colocar o processo em um forma sistêmica e formalizada, permite que o processo ocorra de forma íntegra e transparente. Esse sistema atende a todos os requisitos de transparência e publicização dos processos dentro do limite da legalidade”, disse.

Seguindo a proposta de inovação e constante atualização, nesse período, o sistema foi atualizado e já se encontra na versão 4.0. “Estamos com a versão mais atualizada. Nesse sentido, a Superintendência de Tecnologia da Informação-STI vem acompanhando esse processo de atualização, sendo uma das primeiras instituições a disponibilizar as versões com essa condição, tendo sempre uma ação proativa de segurança da informação, nos permitindo garantir a integridade e segurança dos nossos dados. Essas evoluções também permitem estarmos com as melhores ferramentas, com os procedimentos mais atualizados”, acrescetnou o pró-reitor.

Por meio de módulos, blocos, marcadores e anotações, o SEI propicia diversos recursos para organização de conteúdo. No decorrer desse tempo, para maior entrosamento e utilização das funções pelos servidores, foram disponibilizados tutoriais em vídeo e documentos. Uma série de vídeos, disponível no Canal Institucional da UFMA, foi idealizada pela PPGT em parceria com a STI.

Um dos objetivos da implantação do SEI foi o atendimento da Lei de Acesso à Informação. Segundo o pró-reitor Pontes, a Universidade está mais preparada. “A UFMA, hoje, tem condições de responder a qualquer pessoa que demande um ato processual à Instituição, tudo fica registrado e formalizado. Estamos cumprindo o nosso papel de atender à sociedade com a responsabilidade pública que a Instituição assume”, pontuou.

Saiba mais

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e, posteriormente, aplicado em outros órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de associações e outras entidades. A plataforma constitui uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos que tem como intuito modernizar as rotinas de trabalho, promovendo eficiência e transparência administrativa. O sistema integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de instituições da administração pública com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

Confira também:

Por: Alan Veras