Sigaa e UFMA Mobile: conheça mais sobre esses serviços oferecidos à comunidade acadêmica

publicado: 26/04/2022 10h45, última modificação: 26/04/2022 13h20

É calouro na universidade? Conheça mais sobre alguns serviços oferecidos pela Superintendência de Tecnologia e Informação (STI), que gerencia e disponibiliza alguns serviços essenciais para a comunidade acadêmica, entre eles os Sistemas Integrados de Gestão (SIG), o cartão de identificação, o e-mail institucional e o aplicativo UFMA Mobile, ferramentas que facilitam a comunicação na Universidade.

É por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) que o aluno tem acesso a várias funcionalidades e diversos serviços, como a matrícula em disciplinas, bolsas e auxílios ofertados pela UFMA, declaração de vínculo com a instituição, histórico acadêmico, consulta das notas, solicitação do cartão de identificação, salas virtuais com informações e notícias sobre as disciplinas matriculadas, acesso ao acervo da Biblioteca Central, entre outros.

Para utilizar o sistema, é preciso, primeiramente, fazer um cadastro inserindo o número de matrícula e alguns dados pessoais. Após esse cadastro no Sigaa, o discente também poderá entrar no Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais (Sigeventos), que tem uma variedade de atividades acadêmicas complementares como webinários, minicursos e palestras. Para se inscrever nos eventos abertos, basta clicar em “realizar uma nova inscrição”.

Além disso, com o cadastro no Sigaa, o aluno também tem acesso ao e-mail institucional, disponibilizado por meio da ferramenta “G Suíte for Education” do Google. É com esse e-mail que a comunidade acadêmica tem acesso a diversos recursos oferecidos pela plataforma da Google, entre eles, as salas de comunicação por áudio e vídeo do Google Meet; o correio eletrônico Gmail; o armazenamento ilimitado de arquivos no Drive; e o pacote de aplicativos do Google Docs, no qual é possível escrever textos, organizar planilhas, construir formulários e montar apresentações. Para acessá-lo, o discente precisa entrar na plataforma Google e inserir o mesmo nome de usuário do Sigaa, acrescido da terminação “@discente.ufma.br” e seguido da mesma senha.

UFMA Mobile

Outra ferramenta gerenciada pela STI é o aplicativo UFMA Mobile, que sintetiza, nos dispositivos mobile, algumas das funcionalidades do Sigaa. Pelo app, o aluno tem acesso ao acervo da biblioteca, às notícias do curso, à declaração e ao histórico acadêmico, às disciplinas matriculadas e aos horários das aulas, bem como às notas lançadas. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

Por: Alan Veras

Produção: Laís Costa