Notícias
Sexta edição da Jornada de Odontologia promove palestra sobre a “Gestão pública em odontologia”, com participação do odontólogo Fabrício Saraiva
A VI Jornada de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (Joufma) teve como convidado-palestrante o professor e odontológo Fabrício Saraiva, atuante nas áreas de odontologia estética e prótese dentária. O professor debateu a temática “Gestão pública em odontologia”, destacando o projeto Sorrir. A palestra está disponível no Canal Institucional da UFMA no Youtube.
O projeto Sorrir foi idealizado em 2018, visando ao atendimento da população com necessidades de média complexidade, como cirurgias bucomaxilofacial, próteses dentárias, odontopediatria, radiologia odontológica, estomatologia, entre outros. O programa conta com 41 especialistas em diversos setores da odontologia, além de 20 técnicos auxiliares na saúde bucal, todos devidamente inscritos no Conselho de Classe e com seus CROs ativos.
Em 2021, segundo o palestrante, a Unidade de Atendimento Sorrir foi certificada pela UNA, sendo a primeira unidade pública no Brasil a receber tal reconhecimento. Atualmente, o projeto Sorrir tem 16 consultórios completos, com padrão de qualidade no acolhimento e procedimentos operacionais, prestando atendimentos preventivos e de ações curativas, promovendo a identificação precoce do câncer de boca, pequenas cirurgias, e promovendo orientações e palestras educativas. Os atendimentos contam com unidade móvel adaptada para localidades de difícil acesso.
O odontólogo acrescentou que o programa acolhe as demandas que as equipes da Saúde da Família não conseguem suprir, atendendo, em média, 4.500 mil pessoas por mês, com 25 tratamentos de canais, 75 extrações dentárias e 150 atendimentos semanais. Com horário de funcionamento das 8h às 20h durante a semana e das 8h às 12h aos sábados, os serviços são agendados via WhatsApp, ligação de celular ou pelo aplicativo do SUS.
O conforto do paciente e a praticidade do serviço são a meta do projeto. “Um orgulho que a gente tem é que todos os pacientes são atendidos com hora marcada. A gente entende a importância do respeito aos horários do cidadão. Se eu posso ir ao médico particular com horário pré-definido de acordo com minhas necessidades, por que o usuário do SUS não pode ter o mesmo privilégio?”, indagou.
Recentemente, o projeto Sorrir lançou um e-book intitulado “Manual de práticas odontológicas”, direcionado para orientação de jovens dentistas.
Saiba mais
Fundada em 2009, a Joufma tem por finalidade promover o compartilhamento e a produção de conhecimento entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores e profissionais da Odontologia. Objetiva a promoção do conhecimento científico, melhorando a prestação de serviços de qualidade à população do Maranhão.
Confira a transmissão:
Por: Aline Santos
Produção: Marcos Paulo Albuqerque
Revisão: Jáder Cavalcante