Sétima Semana do Cérebro da UFMA será realizada entre os 16 e 19 de março para apresentar os conhecimentos sobre neurociência à população da terceira idade

publicado: 15/03/2022 11h39, última modificação: 15/03/2022 19h42

Será realizada, entre os dias 16 e 19 de março, a 7ª Semana do Cérebro da UFMA. Idealizada em formato híbrido, a proposta dessa edição é aproximar os conhecimentos relacionados às neurociências à população idosa. Em sua sétima edição, o evento é organizado pelo Núcleo de Estudos/Pesquisas e Análise Social do Movimento Humano (Nepas), com a coordenação do professor Tarcísio Ferreira, do Departamento de Educação Física.

Tarcísio explicou que o evento tem a proposta de alcançar o público interno e externo da UFMA, e que essa edição tem a colaboração de outras entidades ligadas à terceira idade. “A programação será em formato de roda de conversa para passar as novidades, as descobertas, as explicações mais simples e possíveis sobre como o cérebro funciona e como os avanços da neurociência estão ajudando a entendê-lo em termos de aprendizagem, sono, alimentação, comportamento”, pontuou.

A programação será dividida em diversos pontos da cidade. No dia 16, será realizada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Idoso, na cidade de Paço do Lumiar. No dia 17, em parceria com o Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), será no Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Nesse mesmo dia à tarde, haverá uma reunião via Google Meet, em parceria com o Programa Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) da UFMA

No dia 19, o encontro será na Sede do Boi da Madre Deus. O encontro contará com o Grupo da Melhor Idade CCMD Proteção de São Pedro da Madre Deus. Vale lembrar que as inscrições são gratuitas. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato via e-mail, por meio do endereço nepas@ufma.br.

Saiba mais

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNEC) e é parte integrante da Brain Awareness Week (BAW). Durante o mês de março, anualmente, várias instituições como universidades, escolas e outras organizações realizam atividades voltadas às neurociências para diferentes públicos, como visitas a laboratórios, exibição de filmes, minicursos, rodas de conversas, entre outros.

Por: João Meireles

Produção: Laís Costa