Sete de setembro marca os 100 anos do rádio no Brasil

publicado: 07/09/2022 08h00, última modificação: 09/09/2022 21h34
No Maranhão, a Rádio Universidade FM é um dos expoentes que contribui para o crescimento da área

A primeira grande transmissão de rádio no país ocorreu em 7 de setembro de 1922, quando ocorreu a Exposição Internacional do Rio de Janeiro. De acordo com a Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação, a ocasião comemorava a emancipação da Independência e foi transmitida a distância e sem fios, em uma solenidade que contou com a presença do então presidente Epitácio Pessoa. Apesar de existirem outras datas que sinalizam o pioneirismo desse meio de comunicação, 7 de setembro foi definido como o dia que marca, em 2022, o centenário da radiodifusão no Brasil.

No Maranhão, o pioneirismo foi marcado com a criação da Rádio Timbira, em 1941. Em 1984, a UFMA, por meio da Fundação Sousândrade de Apoio e Desenvolvimento, entrou no cenário radiofônico ludovicense com a fundação de um laboratório de estágio profissional para os estudantes do curso de Comunicação Social. Em 21 de outubro de 1986, o mesmo laboratório se tornou a Rádio Universidade FM, com a realização da sua primeira transmissão oficial, com fins educativos e culturais.

Para o coordenador de Núcleos da Rádio Universidade, Paulo Pellegrini, o rádio é um veículo que cativa as pessoas por causa de sua linguagem simples e direta, por meio da informação, da prestação de serviço e do entretenimento. “Na história do Brasil, foram diversos os momentos de protagonismo do rádio, e ele segue até hoje como veículo de grande audiência e apelo, devido à facilidade de acesso, à linguagem simples e à sua instantaneidade. É o mais básico dos meios de comunicação, pois se baseia na fala e na audição. Enquanto esses sentidos existirem — e sempre existirão — o rádio permanecerá relevante”, pontuou.

No cenário maranhense, a Rádio Universidade FM foi se profissionalizando ao longo dos anos, com o objetivo de trazer conteúdo de qualidade à sua audiência. Na década de noventa, começou a operar na frequência 106,9 Mhz, sintonia que utiliza até hoje, e, em 2008, recebeu novos equipamentos, o que permitiu que o sinal chegasse a mais localidades e com melhor qualidade de transmissão. De acordo com a própria Rádio, seu alcance tem cobertura para cerca de cinquenta municípios maranhenses.

Além dos investimentos tecnológicos, a Rádio Universidade FM oferece, todos os dias, a partir das 2h, uma programação diversificada. Para Pellegrini, esse é o grande diferencial da Universidade FM. “A emissora mantém uma proposta de jornalismo público, de incentivo às manifestações culturais e de programação musical que valoriza estéticas originais, apuradas, criativas, não apelativas. Ela agrega à comunidade acadêmica pela prestação de serviços e como espaço de estágio para alunos e de projetos para professores”, explicou.

São cerca de cinquenta programas que vão ao ar semanalmente. Para levar conteúdo de qualidade ao público maranhense, existe um trabalho que inicia na reunião de pauta, passa pela captação de informações, depois pela redação, gravação, edição, veiculação e, por fim, postagem. Pellegrini explica o funcionamento do processo. “A Universidade FM busca atender às pautas da sociedade, nos diversos aspectos: culturais, sociais, políticos, econômicos. Cada programa apresenta uma sinopse, e a respectiva produção de cada um respeita sua própria proposta. As pautas são direcionadas para cada programa, de acordo com a linha de cada um”, afirmou.

Considerada um dos projetos mais bem-sucedidos pelo seu tempo de duração e pela relevância social e cultural, a Rádio Universidade FM completará 36 anos em 21 de outubro deste ano. Acompanhe as notícias do estado e toda a programação por meio da página da Rádio ou pelo Instagram @radiouniversidadefm.

Saiba mais

A Rádio Universidade FM é composta pelos núcleos de Jornalismo, Produção, Programação, Marketing e Relações Públicas. Neles, alunos dos cursos de Comunicação Social, Administração, Biblioteconomia, Ciências da Computação, Design e Música estão aptos ao estágio. Para mais informações de estágio, basta entrar pelo e-mail .

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro