Sessenta e três alunos do CCH e CCET colaram grau em cerimônia remota com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 09/11/2021 13h12, última modificação: 09/11/2021 13h16
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

“Sempre lembraremos as sábias palavras, daqueles que ensinaram com amor e razão. Hoje findaremos mais uma das jornadas, levando no peito a nossa Universidade Federal do Maranhão”, esse é um trecho da canção do egresso composta pelo músico Gabriel Asafe, que foi entoada novamente, em mais uma cerimônia de Colação de Grau do Centro de Ciências Humanas (CCH) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET), que foi realizada no formato on-line na noite de ontem, 8, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Ao todo, foram 63 alunos que receberam a outorga de grau referente ao semestre 2021.1, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Bacharelado em Matemática, Psicologia, Química Industrial e Licenciatura em Teatro.

O paraninfo oficial, Nestor Everton Mendes Filho, docente do curso de Química Industrial da UFMA, solicitou um minuto de silêncio durante a solenidade em homenagem às vítimas da pandemia da covid-19, em especial a Arão Pereira da Costa Filho, docente do Departamento de Tecnologia Química (Detequi) da UFMA, que faleceu em fevereiro deste ano.

Sabemos que estamos atravessando momentos bem difíceis ao longo destes dois últimos anos, enfrentando uma pandemia, que percorreu diversos países do globo, contudo, o papel nas universidades extrapola a simples tarefa de formar pessoas para o mercado de trabalho, porque surgem outras necessidades, a de inovar por meio das pesquisas e desenvolvimento tecnológico e científico, e o empreendedorismo como forma de tornar uteis essas inovações. As universidades quando incluem seus planos de ensino em suas metodologias, acrescentam a tarefa de atribuir em seus estudantes, o senso crítico, preparando-os como exímios profissionais para uma sociedade em transformação”, comentou.

A formanda Márcia Cristina Nascimento Pinheiro, do curso de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, na função de oradora oficial, representando os formandos do primeiro semestre de 2021.1 do CCH e CCET, declarou que os estudantes que ingressam na Universidade não são os mesmos quando saem e relembrou sua história de vida, como mulher, mãe, esposa, preta, trabalhadora e estudante.

Fui ingressante pelo sistema de cotas na Universidade, ingressei aos meus quarenta anos e tenho orgulho de ter me tornado uma profissional e cidadã que faz a diferença, empenhada na construção de uma sociedade, da qual, a população negra tenha seus direitos respeitados e sua história conhecida e reconhecida. A vida acadêmica possibilitou que me visse como mulher preta que sou e não como parda, como imaginava que era, e a entender a relevância do movimento negro, mediante a falta de políticas públicas nas periferias deste país, que culmina na exclusão, desigualdades sociais e educacionais e a marginalização do povo negro”, frisou.

Em seu discurso, o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, representando o reitor Natalino Salgado, expressou seus cumprimentos a todos os familiares, amigos e formandos, em nome de todos os membros da gestão superior da UFMA.

Para nós da UFMA, é uma alegria ter participado como instituição formadora desta etapa tão fundamental na vida de vocês formandos. Cada vez que um aluno se forma, é um registro do esforço institucional que fazemos todos os dias, desde 1966, quando a UFMA foi instituída, contribuindo com o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Maranhão. Desde março de 2020, fomos impactados pela pandemia da covid-19 e tivemos que nos adaptar a esse novo cenário, fizemos um esforço enorme para adequar normativas, procedimentos acadêmicos e iniciativas de assistência estudantil e social, protocolos de segurança sanitária e tantas outras atividades, para não deixar que a Universidade ficasse parada”, finalizou.

Assista na integra a cerimônia de colação de grau do CCH e do CCET referente ao semestre 2021.1:

Saiba mais

Na mesa virtual da solenidade estiveram presentes o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi Andrade; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente Viana; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes; a superintendente do Hospital Universitário, Joyce Santos Lages; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Francisco de Jesus Silva de Sousa; e a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, Maria de Fátima Santos, que neste ato representou o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Ridvan Nunes Fernandes.

Por: Allan Potter

Produção: Laís Costa e Marcos Paulo Albuquerque