Notícias

Servidora do CCH se destaca como porta-estandarte do bloco Fuzileiros da Fuzarca durante baile da Felizidade

publicado: 06/02/2023 17h12, última modificação: 07/02/2023 10h14
Servidora do CCH se destaca como Porta-Estandarte do bloco Fuzileiros da Fuzarca durante baile da Felizidade.jpeg

Servidora da UFMA há mais de quatro décadas, Maria Isabel Frazão Freitas, mais conhecida como Dona Isabel, atua hoje como recreacionista do Centro de Ciências Humanas (CCH) e, há nove anos, se dedica no bloco de rua mais tradicional de São Luís, o Fuzileiros da Fuzarca, que marcou presença no baile da Felizidade, realizado nessa sexta-feira, 3, no Centro de Convenções da UFMA, organizado pelo vereador Raimundo Penha, com o apoio da Universidade da Terceira Idade (Uniti) da UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Dona Isabel se prepara anualmente para brincar o carnaval e conta que, desde 2014, quando ingressou no Fuzileiros da Fuzarca, veste a camisa do grupo e ocupa a posição de Porta-Estandarte. “Para ser porta-bandeira, é preciso ter muito folego e saúde. É algo que faço com muita alegria. Ficamos sem Carnaval em 2021 e 2022 por causa da pandemia, mas, agora, retornamos à ativa, e a UNITI nos convidou para fazer parte dessa festa. Desejamos muita paz, saúde e alegria para o carnaval de São Luís este ano”, afirmou.

Servidora Maria Isabel Frazão Freire é porta-estandarte do Fuzileiros da Fuzarca - 3-2-2023

Sobre o Grupo

O bloco Fuzileiros da Fuzarca completa 87 anos, já atravessou décadas e permanece fiel à sua fundação. Em 2017, a pesquisadora Maysa Leite Serra dos Santos apresentou um trabalho durante o II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultural e Sociedade da UFMA (SIICS), realizado no período de 9 a 11 de outubro de 2017, no CCH, intitulado “Os Fuzileiros da Fuzarca: patrimônio cultural do samba maranhense”.

No artigo, ela descreve que o grupo continua com o mesmo batuque, com a mesma indumentária, o mesmo ritmo e melodias em seus samba carnavalescos. “Os Fuzileiros viram o concurso de carnaval na João Lisboa, brincaram no João Paulo, na Praça Deodoro e na Madre de Deus. A partir da década de 1970, quando começou ser construída, na Praça Deodoro, uma passarela para que as agremiações carnavalescas pudessem desfilar, por lá estavam os Fuzileiros da Fuzarca”, conta Maysa.

Por: Sansão Hortegal

Fotos: Sansão Hortegal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: