Notícias

Série de palestras “Novembro Negro – Africanize” terá início nessa quarta, 17, com discussões sobre a vivência, a política e a literatura negras

publicado: 16/11/2021 13h16, última modificação: 17/11/2021 18h22
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Terá início, nessa quarta, 17, a série de palestras “Novembro Negro – Africanize”, promovida pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Rosilda Dias (Caerd), a Mídia Maria Firmina e o Coletivo Negro da UFMA (Conegru). O evento irá até o dia 25 e reunirá rodas de conversa, atividades em literatura, quadrinhos africanos e outros fatores relacionados à vivência e à cultura negra. Toda a série de palestras será transmitida por meio do Google Meet, com inscrições disponíveis on-line, mediante taxa de R$ 5 a R$ 10.

As atividades desempenhadas na ocasião terão certificados de 20 horas. Entre as palestrantes, estão as professoras Claudia Moraes, Rakell Rays e Elisandra Cantanhede Ribeiro, além do docente Luis Carlos Noleto, todos da UFMA. As palestras discutirão temas como o histórico de lutas da médica e militante Maria Aragão, a literatura africana e afro-brasileira e o neocolonialismo pelo prisma proposto por Kwame Nkrumah, político ganense e pai do pan-africanismo, teoria política de libertação africana. O evento tem apoio do Bambu Bar e da Central Roots.

Confira a programação do dia 17:

Literatura Africana e Afro-brasileira: uma educação que liberta - 15h

Palestrantes: Profa. Claudia Moraes - UFMA - São Bernardo; Profa. Rakell Rays - UFMA - São Ls.

Maria Aragão: Mulher Negra de Lutas - 16h

Palestrante: Profa. Elisandra Cantanhede Ribeiro - UFMA - São Luís.

Neocolonialismo e a emancipação da África: uma leitura a partir de Kwame Nkuma - 19h

Palestrante: Luis Carlos Noleto - UFMA – Liesafro

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: