Seminários do Procad e III Oficina de Redação de Artigos Científicos promovem intercâmbio entre universidades

publicado: 27/07/2023 11h37, última modificação: 27/07/2023 15h49
Seminários do PROCAD e III Oficina de Redação de Artigos Científicos promovem intercâmbio entre universidades

Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, ocorrerá o Seminário do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad) e a III Oficina de Redação de Artigos Científicos. O evento tem por objetivo principal divulgar as ações desenvolvidas pelo projeto de cooperação entre Programas de Pós-Graduação sediados nas três instituições parceiras: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O seminário é resultado da criação da Rede de Cooperação Acadêmico-Científica entre os Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Odontologia, sediados na Região Norte e no Estado do Maranhão, e a ampliação da rede de cooperação entre pesquisadores das universidades parceiras aprovadas pelo Procad.  As ações visam melhorar os indicadores de qualidade dos produtos gerados, além de estimular atividades de mobilidade acadêmica no Brasil e no exterior.

No edital deste ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) financiou recursos de custeio dos projetos e bolsas que incluíram as seguintes categorias: Estágio pós-doutoral no País, Professor Visitante no Exterior, e Doutorado Sanduíche no Exterior. Além das instituições participantes, a política e fomento da CAPES possibilitou o apoio financeiro de ações de mobilidade acadêmica de discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO-UFMA) em diversas instituições no exterior como a Griffith University (Austrália), University of Kentucky (Estados Unidos da América), Aahrus University (Dinamarca), University of Florida (Estados Unidos da América) e National Dental Research Institute Singapore (Singapura).

O vice-coordenador do PPGO e um dos organizadores, Vandilson Rodrigues, pontua a relevância dessas ações para a formação acadêmica. "O conjunto dessas atividades tem gerado um impacto positivo no incremento da quantidade e qualidade da produção científica do PPGO-UFMA, na consolidação de parcerias internacionais e no compartilhamento da recursos humanos, infraestrutura e tecnologias disponíveis nessas instituições externas. Alguns discentes do programa participaram de estágios para o desenvolvimento de etapas de suas dissertações e teses. Outras atividades, como oficinas de redação de artigos têm sido organizadas pelos programas participantes para a discussão e finalização de produtos científicos".

Por: Karla Costa

Produção: Alan Veras