Seminário Temático de Encerramento do Ciclo de 2022 do Labcim conta com apresentação de ambiente virtual de aprendizagem e de projetos

publicado: 21/12/2022 11h52, última modificação: 21/12/2022 22h58
A cerimônia foi realizada presencialmente no Auditório Central da Cidade Universitária e pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube

Na segunda-feira,19, a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública (Labcim), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), a Vale e a Fundação Sousândrade realizaram o Seminário Temático de Encerramento do Ciclo de 2022, no Auditório Central da UFMA e via transmissão simultânea no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A mesa da cerimônia contou com a presença do reitor Natalino Salgado Filho; do coordenador-geral do Labcim, Arkley Marques Bandeira; do diretor executivo do CIM, Max Andrade; e da gerente de Relações Institucionais da Vale, Giselly Pinto. O Labcim tem por objetivo produzir conhecimento no âmbito da cooperação técnica e científica entre a UFMA e o CIM, visando ao intercâmbio, à elaboração, ao desenvolvimento e à execução de programas, projetos e ações na área da Gestão Pública e Educação, pretendendo o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria dos indicadores das localidades em que atua, além de contribuir para a formação e o aprimoramento dos servidores municipais dos 26 municípios do Maranhão que integram o CIM.

No evento, foi realizada a apresentação do portal “Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)”, pelo diretor de Sistemas de Informação (DSI-STI), Marco Gabriel Lauande, que apresentou a plataforma e explicou que ela foi desenvolvida como plataforma de aprendizagem de forma virtual. “Foi feito um layout que pode ser usado, até, por meio de celulares. Atualmente, a plataforma conta com quatorze cursos disponíveis e é utilizada por cem alunos. Os usuários podem decidir se querem organizar a sua formação por temas, módulos ou cursos”, completou.

O reitor Natalino Salgado ressaltou a importância do Laboratório para a Universidade e a sua atuação nos municípios maranhenses. “O LabCIM tem uma equipe multidisciplinar que conseguiu elaborar um projeto que é o sonho de toda gestão pública, em que a Universidade consegue cumprir com o papel de fomentar e elaborar projetos que produzem feitos importantes e atuam na capacitação de gestores, funcionários e servidores”, falou.

O coordenador-geral do Labcim da UFMA, Arkley Bandeira, explicou que o Laboratório é formado por uma equipe de docentes, técnicos e discentes dos cursos de mestrado e doutorado. “O Labcim é essencial para discutir problemas públicos e propor soluções práticas no âmbito das Universidades. Apesar de os laboratórios de inovação pública ainda serem raros no Brasil, segue uma tendência de aproximação dos entes públicos com os centros de pesquisa e formação, o que já vem ocorrendo globalmente”, acrescentou.

Na cerimônia, ocorreu uma entrega simbólica dos projetos produzidos no Laboratório pelo reitor aos discentes Sylvio Rogério Araújo Santos e Jaiza Lima Leite Lira. Arkley Bandeira também fez uma entrega simbólica dos projetos ao reitor, ao diretor executivo do CIM, à gerente institucional da Vale e aos discentes Inayara Soares Oliveira, Regiana Maria Silva de Jesus e Samuel da Silva Santos.

Além disso, no evento, a assessora do gabinete da reitoria Aline Alvares Melo apresentou o “Guia de Projetos Públicos e Sociais”; o coordenador Arkley Bandeira apresentou o projeto “Cidades Sustentáveis e o Saneamento Ambiental: Diagnóstico, Produção e Elaboração de Diretrizes e Estratégias para a Redução das Desigualdades Sociais e Promoção da Saúde”;  o discente de pós-graduação Jone dos Santos Sodré Correa mostrou o aplicativo de participação social “Participa!”; o coordenador-geral do Labcim apresentou o “Projeto de Governança Ambiental”; a técnica Denise Rodrigues Santiago apresentou o projeto “Sala de Planejamento Estratégico”; e, por fim, o vice-coordenador e responsável pela área de Economia e Geração de Renda do Labcim, Paulo Pinto Silva, apresentou a “Sala de Formação Continuada”.

Confira as fotos:

Seminário de Encerramento do Ciclo 2022 do LABCIM - 20-12-2022