Notícias

Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Empresas, na sexta, 19, terá lançamento oficial de livro fruto de parceria entre grupo de estudos da UFMA e a Universidade de Cabo Verde

publicado: 16/03/2021 21h21, última modificação: 18/03/2021 13h56
1 | 3
2 | 3
3 | 3

SÃO LUÍS – Durante o Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Empresas: Povos, comunidades, natureza: insurgências frente ao extrativismo predatório, na sexta-feira, 19, ocorrerá, de forma virtual, o lançamento oficial do livro “Diálogos do sul Atlântico: Crítica e interpretação do contemporâneo em Cabo Verde e Brasil”, resultado do projeto de cooperação internacional entre o Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Gedmma) e a Universidade de Cabo Verde (UniCV).

O lançamento oficial da obra ocorrerá a partir das 16h, pelo canal no Youtube Seminário Povos Natureza. O livro é publicado pela editora 7Letras do Rio de Janeiro, com a organização de Samarone Carvalho Marinho, docente do Departamento de Geociências (Degeo) da UFMA; Madian de Jesus Frazão Pereira, professora do Departamento de Sociologia e Antropologia (Desoc) da UFMA; e Maria de Lourdes Silva Gonçalves, da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Uni-CV.

Na ocasião, também ocorrerá o lançamento dos livros “Ninguém bebe minério”, de Horácio Antunes de Sant’Ana Junior e Raquel Maria Rigotto, e “Terra de Encantados”, de Dayanne da Silva Santos e Anacleta Pires da Silva, além do lançamento oficial do relatório  “Direitos Humanos e Empresas: a Vale S.A. e as estratégias de dominação, violações e conflitos envolvendo territórios, água, raça e gênero”, de Mariana Lucena e Joana Emmerick Seabra.

Segundo Samarone Marinho, o livro Diálogos do Sul Atlântico é resultado de um esforço coletivo de autores brasileiros e cabo-verdianos que remonta as buscas, os percalços, as lutas, as memórias e as esperanças. “Derivado do Projeto de Cooperação Internacional entre o Gedmma e a UniCV, os textos reunidos na obra, sob bases crítico-compreensivas de diversas disciplinas, como a sociologia, a geografia, a antropologia, a história, a economia, as ciências agrárias e áreas afins, tentam relacionar estudos que transversalizam temas da modernidade, do desenvolvimento e das consequências socioambientais desses ideários sobre comunidades. Os capítulos do livro evidenciam tanto os processos de dominação de agentes hegemônicos, quanto as resistências de populações locais nos contextos específicos do Brasil, como o Estado do Maranhão e Cabo Verde”, explicou.  

Ele ainda afirma que os capítulos que compõem o livro vão muito além de uma sistematização das informações obtidas com base na revisão bibliográfica e de levantamentos empíricos realizados em missões de pesquisa. “Para além dos relatórios de pesquisa imediatamente gerados, foi possível reunir um conjunto de treze capítulos elaborados por dezesseis autores que apresentam descrições e reflexões aprofundadas de realidades que, por mais díspares e específicas que sejam, revelam as duras faces da recente expansão capitalista mundial por áreas consideradas periféricas, mas que vão assumindo posições estratégicas nesse mesmo processo”, reforçou.

Saiba mais

O projeto de cooperação internacional entre o Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Gedmma) e a Universidade de Cabo Verde (UniCV) tem a coordenação geral de Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior, que é docente do Departamento de Sociologia e Antropologia (Desoc) da UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) da UFMA. A obra é financiada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), por meio do edital nº 044/2013 de Apoio a Cooperações Internacionais (Apcinter). A publicação foi possível mediante o Programa de Apoio à Publicação de livros, coletâneas e catálogos, por meio do edital nº 016/2018 da Fapema (Apub-05026/18 Sergio Ferretti Livros).

Veja mais sobre o livro em https://7letras.com.br/livro/dialogos-do-sul-atlantico/

Por: Allan Potter

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: