Notícias

Seminário Guarnicê abre inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos

publicado: 05/04/2023 15h30, última modificação: 05/04/2023 18h05

Entre os dias 13 e 15 de junho, dentro da programação do 46º. Festival Guarnicê de Cinema, ocorrerá o III Seminário Ciência Cine Guarnicê. As inscrições, para quem quer apresentar os resultados de suas pesquisas, começam dia 5 de abril e vão até o dia 7 de maio, e devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail guarniceciencia@ufma.br.

O tema central deste ano será “O audiovisual como arte, indústria e entretenimento”, em formato híbrido. Para o professor Marcus Tulio Borowiski Lavarda, do curso de Jornalismo de Imperatriz e um dos organizadores do Seminário, “o formato híbrido amplia a participação para todos os pesquisadores brasileiros e latino-americanos que se debruçam sobre o audiovisual em suas mais diversas formas de criação”.

A programação do III Seminário Ciência Cine Guarnicê será assim distribuída: no turno matutino, ocorrem as palestras de forma presencial, com a formação de mesas-redondas nas quais participarão especialistas em cinema e audiovisual; já no turno vespertino, ocorrem as apresentações dos resumos expandidos, por meio dos Grupos de Trabalho (GTS), momento em que serão apresentados os trabalhos acadêmicos previamente inscritos.

Os resumos expandidos poderão ser inscritos em um dos três eixos do Seminário: "Linguagem Audiovisual: história, técnica e arte"; "Crítica"; e "Memória, Patrimônio e Educação". “Os trabalhos são enviados na forma de resumos expandidos e apresentados em salas de Google Meet, divididas pelos três eixos. Depois do evento, os autores e as autoras receberão um convite e poderão enviar os artigos completos, que serão publicados na forma de e-book, lançado no Festival do ano que vem”, explica Marcos Fábio Belo Matos, professor do curso de Jornalismo de Imperatriz e idealizador do evento.

E-books

Durante o seminário deste ano, serão lançados dois e-books, respectivamente, com os trabalhos dos seminários de 2021 e 2022. “Por causa da pandemia, não pudemos publicar ano passado o livro do primeiro Seminário. Agora, estamos publicando os dois livros, referentes aos dois primeiros Seminários, e nossa meta é sempre publicar no evento do ano o livro com os trabalhos do ano anterior. As publicações contam com o selo da Edufma”, esclarece Marcos Fábio.

O Seminário foi criado por causa da necessidade de se ter, dentro do Festival Guarnicê de Cinema, uma discussão mais teórica sobre as diversas nuances que perpassam a obra audiovisual. “Percebemos que havia uma carência de uma discussão mais acadêmica do cinema e, assim que propusemos o Seminário para a Direção do Festival, foi prontamente aceito. No primeiro ano, em 2021, tivemos apenas seis trabalhos inscritos. No ano seguinte, já foram 18 trabalhos, o que confirma a carência e a urgência de um espaço acadêmico para se discutir o cinema e as mídias audiovisuais no país”, finaliza Marcos Fábio.

O Seminário ocorrerá, presencialmente, no Teatro Aldo Leite, que fica no Palacete Gentil Braga, da Diretoria de Assuntos Culturais da UFMA, enquanto que os Grupos de Trabalhos serão por meio da plataforma Google Meet.

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: