Notícias
Seminário de Iniciação à Docência abordou, entre outras temáticas, os programas Residência Pedagógica e de Bolsa de Iniciação à Docência
Foi realizada, no dia 28 de abril, a programação de encerramento da quinta edição do Seminário de Iniciação à Docência (Semid), de tema central “Pesquisas, intervenções e produção de conhecimento”. O evento foi transmitido no Canal Institucional da UFMA no Youtube, cuja programação contou com a mesa temática virtual 4 e suas respectivas palestras, dos docentes Ângelo Rodrigo Bianchini, Raimunda Nonata Silva Machado e Marcelo Soares dos Santos.
Na ocasião, Bianchini e Raimunda Nonata falaram sobre a dimensão e importância dos programas de Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa em Iniciação à Docência (Pibid). “Hoje o Pibid e RP UFMA são os maiores programas que nós temos no Maranhão e um dos maiores programas que nós temos também no Brasil. No Nordeste, ele fica em terceiro lugar em número de bolsas”, afirmou Bianchini.
Na sequência, Marcelo Santos falou sobre as dificuldades enfrentadas por residentes e professores para usar as tecnologias digitais durante o ensino remoto e semipresencial. “Percebemos que o problema era mais profundo: dos residentes, em utilizar essas tecnologias; e dos professores, em entender a utilização dessas tecnologias. Nós também nos deparamos com uma coisa que não nos pegou tão de surpresa: os alunos também possuem problemas ao usar essas tecnologias. Então temos que colocar tudo isso em um caldeirão para tentar formular todo o nosso projeto”, disse.
A transmissão de encerramento também contou com a participação do professor de Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da UFMA João Batista Bottentuit Júnior, que abordou a temática “Inovações Metodológicas e uso de Tecnologias na Formação Docente no contexto da pandemia” em sua conferência.
Confira a transmissão:
Por: Rafaela Pinheiro
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante