Notícias

Seminário Aberto de Pesquisa em Tradução Literária ocorrerá nas quartas-feiras, entre 3 de março e 5 de maio, com participação de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais

publicado: 26/02/2021 18h43, última modificação: 01/03/2021 08h56
1 | 2
2 | 2

Terá início no dia 3 de março, às 15h, o Seminário Aberto de Pesquisa em Tradução Literária, por meio do canal do Youtube do Núcleo de Pesquisa em Tradução Versa, sob a coordenação da professora Emilie Audigier, docente do curso de Letras - Francês do Câmpus São Luís. O evento será realizado todas as quartas-feiras, até o dia 5 de maio e terá foco na apresentação de pesquisas Pibic e mestrado do Versa, contando com professores debatedores nacionais convidados da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participantes internacionais da Universidade Aix-Marseille, na França, e Universidad de la República, no Uruguai. 

“A participação de especialistas de outros locais é importante pela troca de informações, para saber a pesquisa de outros lugares. Enriquece muito a nossa pesquisa e nossos estudos. O Versa já realizou outros eventos voltados para esse tema, dando destaque para a UFMA e para o Maranhão no estudo da área de traduções”, conta Francisdeth Garcia, pesquisadora Pibic do Versa e uma das organizadoras do evento.

A palestra de abertura do seminário será “Análise e tradução de ‘La Belle Amour Humaine’, do escritor haitiano Lyonel Trouillot”, com a presença do pesquisador Pibic Josué Andrade, da UFMA, e da debatedora Ana Helena Rossi, da UnB. No último dia, a palestra “Tradução comentada dos contos ruandenses ‘Ce que murmurent ces colines’ de Scholastique Mukasonga” encerra dez dias de evento, com a pesquisadora Pibic Ana Márcia Lisboa, da UFMA, e do debatedor Francisco César Manhães, da UFRJ.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram @versa.traducaoliteraria e na página do Facebook do Versa.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: