Notícias

Semic e Semiti: a festa da iniciação científica e tecnológica tem início

publicado: 21/11/2023 17h40, última modificação: 21/11/2023 17h40
Semic e Semiti: a festa da iniciação científica e tecnológica tem início

Em solenidade marcada por discursos de valorização a iniciação científica, o XXXV Seminário de Iniciação Científica (Semic) e o XV Seminário de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (Semiti) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foram abertos ontem, 20, com a presença pesquisadores, discentes e docentes; pró-reitores; diretores de centro e representantes da Fapema, do Sebrae e Fundação Sousândrade. Os eventos seguem de forma híbrida até dia 24 de novembro.

O Semic e o Semiti, que estão entre os maiores eventos científicos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), abrangendo pesquisadores e bolsistas de iniciação científica da capital e do continente, celebram a pesquisa produzida durante o ciclo 2022-2023 no Programa de Iniciação Científica (Pibic), no Pibic - ensino médio e no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibiti). Segundo a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento, a iniciação científica é o chamariz para o mundo da ciência.

“O Semic e o Semit talvez sejam os eventos mais importantes que a nossa pró-reitora tem porque celebra justamente o encantamento que podemos provocar dos alunos da graduação e do ensino médio com a ciência, é a porta de entrada no mundo da ciência. Muitos dos pesquisadores renomados, que hoje estão por aí fazendo ciência no Brasil, começaram nos programas de iniciação científica, com bolsa ou de CNPq ou da própria instituição ou das Faps.”, declarou a pró-reitora.

Com a pesquisa “Geissospermum Vellosii em linhagens de câncer de colo do útero, neoplasia maligna prevalente no estado do Maranhão”, a estudante do curso de Ciências Biológicas, Carla Bianca da Silva Lima, participa pela primeira vez do Semic e já vislumbra os próximos eventos. “Eu me sinto honrada por estar participando, principalmente por ter tido o meu trabalho escolhido para as apresentações orais. É um sentimento único por ser a primeira vez que estou participando e a primeira vez que faço parte do Programa de Iniciação Científica”, pontuou a aluna.

O diretor científico da A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Cristiano Capovilla avalia os eventos como fundamentais para a pesquisa desenvolvida no estado. “O Seminário de Iniciação Científica é fundamental para o ecossistema da pesquisa e da ciência em nosso estado, por isso a Fapema sempre apoia. Por aqui, passam justamente os pesquisadores iniciantes, que estão começando a aprender essa gramática da ciência. Então, para nós, no momento em que o país todo está numa perspectiva de retorno da ciência, os seminários de iniciação científica adquirem cada vez mais importância.”, pontuou Capovilla. A Fapema é uma das instituições que fomenta a pesquisa na UFMA por meio de bolsas.

Confira a programação completa.

 

Abertura SEMIC & SEMIT - 20.11

Estímulo à iniciação científica

Os programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica da Universidade Federal do Maranhão (Pibic e Pibiti) têm por objetivo a busca de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores. Segundo a Flávia Nascimento, a iniciação científica tem sido bastante incentivada na UFMA, com a própria instituição concedendo bolsas com seus próprios recursos para os estudantes.

O estímulo a iniciação científica é traduzido nos quase 800 trabalhos que serão apresentados durante esta edição do Semic e Semiti. “Vemos cada vez mais as áreas que antes não tinha alunos de iniciação científica sendo procuradas. Nós tivemos, claro, uma queda dos alunos na pandemia, isso aconteceu em todo os âmbitos, tanto na iniciação científica quanto na pós graduação, mas a nossa expectativa agora é de crescimento exponencial como a gente vinha tendo antes da pandemia.”, pontuou a pró-reitora da Ageufma.  

O professor Arlane Vieira, diretor do Centro de Ciências de Codó, aponta crescimento da Universidade proporcionado pelo aumento das bolsas de iniciação científica. “O Centro de Ciências de Codó tem aumentado em quantidade de bolsas de Pibic e outras bolsas que financiam a pesquisa entre os nossos estudantes, que são peças-chave para o crescimento da nossa Universidade, não só em termos de qualidade e expansão de graduação, mas também de pós graduação quando se trata do interior do nosso estado. Muitos de nossos alunos que foram contemplados com nossos pesquisadores têm conquistado destaque em seus cursos de graduação e também conseguido serem aprovados e participado em projetos de pós graduação em outras instituições.”, analisou o diretor do Centro de Ciências de Codó.

Merecidas Homenagens

Anualmente, o CNPQ promove o Prêmio Destaque na Iniciação Científica E Tecnológica. O prêmio é atribuído em quatro categorias, contemplando estudantes de graduação bolsistas dos programas de iniciação científica e de iniciação tecnológica, além de estudantes regularmente matriculados no ensino médio, participantes do programa institucional de bolsas de iniciação científica no ensino. Na última edição, dois trabalhos da UFMA foram ganhadores.

Na categoria Iniciação Tecnológica - Área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o trabalho: “Interação fármaco-fármaco: obtenção de uma nova dispersão sólida de etionamida e ácido acetilsalicílico para a melhoria do tratamento da tuberculose”, do bolsista Marcos Silva de Sousa, com a orientação do professor Paulo Roberto da Silva Ribeiro, do Câmpus Imperatriz.

E na categoria Iniciação Tecnológica - Área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, o trabalho: “Produção e aplicação de histórias em quadrinhos na educação básica: contribuindo para o desenvolvimento de uma educação antirracista, emancipatória e democrática”, do bolsista Michel Victor de Castro da Silva, sob a orientação da professora Cidinalva Silva Câmara Neris, do Câmpus São Luís.

Considerando o desempenho no Prêmio Destaque na Iniciação Científica E Tecnológica, os discentes e seus orientadores foram homenageados com placas durante o evento.

Representando o bolsista Marcos Silva de Sousa e seu orientador, o professor Paulo Roberto da Silva Ribeiro, o superintendente de Comunicação e Eventos da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, destacou a importância dessas homenagens. “É importante o recebimento dessa homenagem. Eu vou representar aqui um professor e um aluno de Imperatriz. E pra mim é sempre uma honra estar vindo representar e levar essa homenagem para eles. Mais uma prova que a pesquisa, na Universidade, ela tem um lugar de proa e é uma vitrine da produção que a gente faz. A UFMA cada vez mais só cresce em termo de produção científica, só cresce nos índices de pesquisadores. É importante que seja assim porque é dessa forma que a gente sabe que a Universidade está cumprindo o seu papel no que diz respeito ao ensino, pesquisa e também a extensão”.

Finalizando os discursos de abertura, Natalino Salgado, representando o reitor Fernando Carvalho, citou a importância dos eventos para a produção cientifica no Universidade. ““Isso aqui é a mostra básica da iniciação científica, a porta de entrada da nossa instituição. Sem o Semic, que completa 35 anos, e o Semiti, que completa 15 anos, nós não teríamos a grandiosidade que temos na produção de conhecimento e produção científica da nossa instituição. Por isso que todas as instituições, a UFMA não é diferente, estimula muito. Isso é um trabalho que vem sendo muito bem feito pela equipe da Ageufma”.

registrado em: