Semic e Semiti 2023: encerramento dos maiores eventos científicos da UFMA ocorre hoje, 24, com premiação de trabalhos

publicado: 24/11/2023 09h30, última modificação: 24/11/2023 20h31
Semic e Semiti 2023: Encerramento dos maiores eventos científicos da UFMA ocorre hoje, 24, com premiação de trabalhos

O XXXV Seminário de Iniciação Científica (Semic) e o XV Seminário de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (Semiti) chegam ao seu último dia com a realização da cerimônia de encerramento nesta sexta-feira, 24, a partir das 15h, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus São Luís, com transmissão ao vivo pelo canal da Ageufma no Youtube. A cerimônia incluirá a mesa de encerramento e a premiação dos trabalhos.

O evento teve início na segunda-feira, 20, com a solenidade de abertura e a entrega do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Ao longo da semana, os seminários proporcionaram um ambiente enriquecedor para a troca de conhecimentos e experiências, destacando apresentações de pesquisas inovadoras.

O Semic e o Semiti, considerados entre os maiores eventos científicos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), envolveram pesquisadores e bolsistas de iniciação científica da capital e do continente. Nesta edição, aproximadamente 800 trabalhos foram apresentados. Os estudantes celebraram as pesquisas produzida durante o ciclo 2022-2023 nos programas de Iniciação Científica (Pibic), Pibic - Ensino médio e Iniciação Científica e Tecnológica (Pibiti).

As apresentações dos trabalhos científicos destacaram-se pela diversidade de abordagens metodológicas e tópicos, refletindo a riqueza e a amplitude da pesquisa. Jovens cientistas compartilharam suas descobertas, desafiando paradigmas e abrindo novas perspectivas para o futuro.

Por: Sarah Dantas