Semana do Turismo inicia-se hoje, 26, no Complexo Fábrica Santa Amélia

publicado: 26/09/2023 08h54, última modificação: 26/09/2023 19h06
Semana do Turismo inicia hoje, 26, no Complexo Fábrica Santa Amélia

Começa hoje, dia 26, a partir das 8h30, no Auditório B do Complexo Fábrica Santa Amélia, em São Luís, a Semana do Turismo. O evento, que se estende até quinta-feira, 28, visa comemorar o aniversário de 36 anos do curso de Turismo, do Centro de Ciências Sociais (CCSo), e o Dia Mundial do Turismo, que ocorre em 27 de setembro.

A iniciativa é uma parceria entre a coordenação do curso de Turismo, a Diretoria de Acessibilidade (Daces), o Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Hospitalidade, Lazer, Ócio e Criatividade (Holoc) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

A programação terá início com um evento em alusão ao Dia Nacional do Surdo, que discutirá a inclusão de surdos nos cursos de Hotelaria e Turismo, e compartilhará as ações de acessibilidade de pessoas surdas que estão sendo desenvolvidas na UFMA. O primeiro dia contará ainda com uma oficina de sinais em Libras de pontos turísticos de São Luís, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do bacharel em Turismo Etelvino Neto.

Durante a Semana, também haverá a apresentação do projeto "Conexão História", o lançamento da marca de 36 anos do curso e a oficina "Como aplicar o feng shui no seu negócio e atrair mais prosperidade", com a professora Rozuíla Lima.

Confira a Programação completa:

Dia 26/09 | 08h30 às 11h30: Evento em alusão ao Dia Nacional do Surdo. Mesa-Redonda: “A inclusão de surdos nos cursos de Hotelaria e Turismo da Fábrica Santa Amélia: desafios que precisam ser discutidos” com a Professora Nilza Quixaba; a professora e intérprete em Libras Roselane Martins; o Bacharel Etelvino Neto; a discente Thamires Barros; Moderadora: Disc. Bruna Fróes.

Oficina: “Os pontos turísticos de São Luís em Libras” – Bacharel Etelvino Neto.

Dia 27/09 | 08h às 11h: Projeto: Conexão História – IFMA, com o professor Gilberto Martins e a professora Janete Chaves.

Lançamento da marca dos 36 anos do Curso de Turismo.

Dia 28/09 | 8h30 às 11h30: Oficina: “Como aplicar o feng shui no seu negócio e atrair mais prosperidade”, com a professora Rozuíla Lima.

O curso de Turismo:

Fundado há 36 anos, em 1987, por meio da Resolução Nº 14/87 do Conselho Superior Universitário (Consun), o curso de Turismo, Câmpus São Luís, foi implementado na gestão do reitor José Maria Cabral Marques, com o objetivo de expandir a UFMA e, simultaneamente, atender às crescentes demandas do mercado.

Com duração de 8 a 12 semestres, o curso proporciona uma formação abrangente para compreender o impacto do turismo nos aspectos socioculturais, políticos, econômicos e ambientais. Os graduados em Turismo podem trabalhar em várias áreas, incluindo a criação de roteiros turísticos, planejamento e gestão de empresas turísticas, hospedagem, agências de viagens, eventos, transporte, restaurantes, consultoria, pesquisa, ensino, entre outras oportunidades.

Por: Alan Veras