Semana de Recepção da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros promoverá lançamento de livros de docentes a partir das 20h de hoje, de maneira presencial

publicado: 12/04/2022 13h08, última modificação: 12/04/2022 18h40
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Com o objetivo de recepcionar discentes, docentes e convidados em geral para o início do período letivo, o curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Liesafro) promove, até o dia 14 de abril, a Semana de Recepção Liesafro 2022.1. O evento ocorre presencialmente no Miniauditório 307-308 da Asa Sul do terceiro andar do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Câmpus São Luís, a partir das 20h.

Na noite de hoje, 12 de abril, será realizado o lançamento de obras que foram elaboradas pelos docentes do curso, intituladas “Quem não tem é escravo de quem tem: Migração camponesa e a reprodução do trabalho escravo contemporâneo”, do professor Sávio Rodrigues; “Mulheres do Babaçu: Gênero, Maternalismo e Movimentos Sociais no Maranhão”, da professora Viviane Barbosa; e “Padres e concubinas: Sacrílegas famílias no bispado do Maranhão no Século XVIII”, da professora Pollyanna Gouveia.

Amanhã, dia 13, haverá a conferência da obra “Maria Firmina dos Reis e o Cotidiano da Escravidão no Brasil”, do pesquisador e juiz de direito Agenor Gomes. O momento contará com a mediação de Ellen Cristinne, do Centro Acadêmico Maria Firmina dos Reis, e do professor Rosenverck Santos, coordenador da Liesafro. Após a conferência, o evento seguirá com uma noite de autógrafos.

Na quinta-feira, 14, está prevista uma discussão sobre a assistência estudantil, e serão disponibilizadas orientações sobre o Sigaa. Para o coordenador da Liesafro, Rosenverck Santos, promover um momento que discute a importância do movimento estudantil, das cotas raciais, do ensino médio, dos núcleos de estudo, da revista Kwanissa e da assistência estudantil é fundamental para a integração e motivação dos discentes.

“Isso demonstra a força de nossa Universidade e a importância da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros na construção de uma educação antirracista e de uma universidade pública com qualidade social”, pontuou Santos.

Saiba mais

A Semana de Recepção Liesafro 2022.1 é realizada por meio da coordenação do curso em parceria com Centro Acadêmico Maria Firmina dos Reis. O evento é aberto ao público e gratuito, sem necessidade prévia de inscrição, e tem programação que conta com apresentação do curso, palestras, lançamentos de livros e noite de autógrafos.

No primeiro dia, 11, houve a palestra “As Cotas Raciais e o Novo Ensino Médio”, que contou com a professora Cidinalva Neris, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Niesafro); com as professoras da Liesafro Luanda Martins e Kátia Régis. Para mais informações, basta entrar em contato via e-mail, em eaa@ufma.br, ou acessar o perfil oficial da Liesafro no Instagram @liesafro.

Por: João Meireles

Produção: Laís Costa