Notícias
Semana de Arte Moderna será tema de palestra ministrada pelo escritor João Ewerton, nessa quarta-feira, 20
A Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão realizará, nessa quarta-feira, 20, a palestra “O Lado Obscuro da Semana de Arte Moderna de 22”, que será ministrada pelo diretor e escritor João Ewerton, no Cineteatro Aldo Leite, localizado no Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782, a partir das 16h.
De acordo com João Ewerton, a palestra propõe uma análise histórica da colonização brasileira, desde a ida de Vasco da Gama às Índias até a Semana de Arte Moderna de 1922, dando enfoque nos principais momentos da evolução econômica, política e cultural do Brasil. “A palestra salientará, também, o projeto da marginalização das etnias não europeias apregoado no país, bem como o plano maquiavélico de empobrecimento e marginalização do Nordeste executado pela elite do Sudeste em 449 anos de história”, detalhou.
No século XX, a semana de Arte Moderna foi reconhecida por pesquisadores como o principal episódio de arte da história do Brasil contemporâneo, fundando um modo associativo de produzir exposições com múltiplas linguagens, um fazer artístico dentro de novas premissas, principalmente, uma forma diferente de enxergar e pensar o país, o brasileiro e suas realidades.
Saiba +
João Ewerton é ator, diretor, roteirista de cinema, escritor, dramaturgo, pesquisador e designer multimídia com atuação no Brasil e no exterior. Também é membro da Academia Poética Brasileira, cadeira 52. Entre o final da década de 80 e meados da década de 90, manteve suas atividades entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Trabalhou com execução cenográfica para a Rede Globo, dirigiu o Teatro Municipal de Valença, no Rio de Janeiro, entre 1989 e 1991, deixando o cago para assumir a Secretaria de Cultura e Turismo desse município, na gestão de 1993 a 1996, e, outra vez, entre 2013 e 2016.
Por: Lucas Araújo
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante