Notícias
Seis discentes de Codó estagiaram na Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Procad–Amazônica
Seis discentes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (GPECN), do Centro de Ciências de Codó (CCCo), estagiaram, durante o segundo semestre de 2022, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do projeto “Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: Uma cooperação entre UFMA-UFAM-UFSC”, do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional na Amazônia (Procad-Amazônica).
O GPECN é um grupo de pesquisa criado em 2012, com sede no Câmpus Codó, que tem por objetivo desenvolver atividades na área de ensino das ciências naturais. O grupo contribui na formação de estudantes dos cursos de Ciências Naturais – Biologia e Ciências Naturais – Química, tanto na graduação como na pós-graduação, tratando de questões dentro das linhas de pesquisa em formação de professores, avaliação da aprendizagem de ciências, currículo e história das disciplinas de ciências, educação ambiental, e outras.
No estágio, foram selecionadas as mestrandas Camila Carneiro da Silva e Elrilene da Cruz Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM), e os discentes Agda Teixeira Sousa, Camila Madeira Sousa, Jhony de Sousa Fernandes e Maylton Sousa Alencar, todos do curso de Ciências Naturais – Biologia.
A mestranda Camilla Carneiro afirmou a importância da oportunidade proporcionada pela UFMA de estagiar na Universidade Federal de Santa Catarina e falou sobre a troca de conhecimento, significativa para sua carreira acadêmica e profissional, em sua visão. “Acredito que o fato de eu ter conseguido ir para a UFSC realizar esse estágio mostrou quanto o PPECEM e os professores estão comprometidos com o desenvolvimento profissional de seus discentes”, comentou. Ela também disse que teve contato com o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (Ghemat-SC), além de ter aproveitado ao máximo os espaços que a universidade catarinense lhe proporcionou.
Segundo o discente Maylton Alencar, a vontade de interagir com outros pesquisadores, poder vivenciar diferentes espaços acadêmicos e conhecer mais sobre o que a UFSC desenvolve na área das ciências naturais foi o que impulsionou na sua decisão de aceitar o estágio. “A oportunidade de estagiar na UFSC foi muito importante para minha vida acadêmica, participei de sessões de estudo e de seminários, e realizei pesquisas bibliográficas que serão úteis para o meu Trabalho de Conclusão do Curso, sugeridas pelo meu supervisor local, a quem tenho muito gratidão de ter me acolhido”, revelou.
A coordenadora do GPECN e professora do PPECEM, Clara Marques, falou que, para os alunos do grupo de pesquisa, a experiência foi marcante, pois ocorreram novas formas de interação entre eles e pesquisadores dos outros grupos de pesquisa, além de surgirem novas perspectivas para os discentes em formação, quando perceberam riqueza científica e cultural da área de ensino.
Saiba mais
O Procad-Amazônica tem o objetivo de apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa em instituições distintas, que aprimorem a formação em pós-graduação com vista à melhoria das notas dos programas de pós-graduação acadêmicos, vinculados às instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa do estado do Maranhão e dos estados da Região Norte.
Por isso o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, o Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticas (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram uma parceria com a finalidade de expansão das atividades de formação de recursos humanos e de pesquisa relativa ao ensino de ciências e matemática, valorizando a qualidade das produções de pesquisa e as necessidades locais.

Por: Layane Garcêz
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante