Notícias

Saúde Talks: Liga Acadêmica do curso Relações Públicas lança série sobre comunicação e saúde

publicado: 29/03/2023 13h39, última modificação: 31/03/2023 15h48

Foi lançado, na quarta-feira, 22 de março, o primeiro de três episódios da série “Saúde Talks”, programa pensado pela Liga Acadêmica de Pesquisa e Planejamento em Relações Públicas (LappRP) do Câmpus de São Luís. A iniciativa busca construir um diálogo entre as áreas de comunicação e saúde, por meio de entrevistas com três especialistas do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Entre as entrevistadas, estão as docentes Janine Miranda Cardoso, Inesita Soares de Araújo e Kátia Lerner, todas da Fiocruz. Comemorando seu quinto aniversário, o projeto desenvolvido pela professora do curso de Comunicação Social – Relações Públicas Melissa Rabelo aborda temas como educação, ampliação do acesso às informações sobre políticas públicas, gestão e direito à saúde.

Janine Miranda, que participou do episódio inicial, definiu as áreas – comunicação e saúde – como complementares, além disso, destacou que o papel dos comunicadores estabelece ligações entre esses eixos. “Nós nunca falamos sozinhos. Estamos imersos em uma série de discursos que se relacionam de uma maneira amigável, ou com maior contraste sobre os fatos que vão ao mundo”, pontuou.

A graduanda da UFMA e participante da Liga Acadêmica, Rayra Guimarães, teve conhecimento do projeto por meio da disciplina de Marketing, ministrada pela professora Melissa. Ela contou que se sentiu realizada ao ter sua inscrição deferida e ressalta a importância desse campo para sua formação como pesquisadora. “Acredito que o processo de produção do Saúde Talks, passando por pesquisas, discussões e debates até sua idealização, contribui  para a formação tanto dos integrantes do LappRP, quanto das pessoas que acompanham a série”, comentou.

Com altas expectativas, ela acredita que a série não terá seu encerramento tão cedo, dando até mesmo indícios de que haverá outra temporada. Rayra convida os interessados a participarem dos encontros do grupo, ou contribuir diretamente com o projeto, bastando entrar em contato pelo Instagram @lapprp.ma, ou e-mail lapprp.ufma@gmail.com. “Espero que todos possam aproveitar a exposição da temática, e, com base em sua realidade, fomentar outras discussões”.

Por: Júlio César

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: