publicado: 06/06/2022 15h30, última modificação: 07/06/2022 15h06
Roda de Conversa com o escritor Mia Couto aborda trechos de suas obras literárias.jpg

Na sexta-feira, 3, a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Centro de Ciências Humanas, realizou,  no auditório principal do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado, a Roda de Conversa com o escritor Mia Couto. Para atender ao público que não podia estar presente, o evento foi transmitido pelo canal Institucional da UFMA, no YouTube.

O diretor do CCH, Luciano Façanha, deu as boas-vindas, destacou a trajetória de Mia Couto e convidou as professoras da UFMA Ana Caroline Oliveira, do PGCult, e Márcia Manir Miguel Feitosa, do PGLetras e também do PGCult, interlocutas da roda de conversas.

Mia Couto foi questionado pelas professoras sobre trechos de sua obra literária. Ele comentou o contexto de seus livros, que, por várias vezes, passa pela história do seu país, Moçambique, e por suas guerras civis. “Moçambique não é ainda uma nação, são várias nações que estão tentando se encontrar, e isso é um namoro, mas é uma briga também, vozes e culturas que estão desaparecendo, há outras com tendências hegemônicas. Há, ali, momentos de tensão que são muito ricos do ponto de vista antropológico e literário”, disse o escritor ao falar sobre o seu país.

A roda de conversa finalizou com a participação do público, reunindo perguntas das mais diversas áreas do conhecimento, mas que tinham relação ou envolvimento com as obras do biólogo Mia Couto. Além dos presentes no auditório, o evento foi acompanhado por mais de cem pessoas pelo canal no Youtube. Para assistir à conversa completa acesse o Canal Institucional da UFMA.

Roda de Conversa com o escritor Mia Couto aborda trechos de suas obras literárias - 03-06-2022

Saiba +

Na ocasião também foi vendido o livro autografado de Mia Couto “O Mapeador de Ausências”. O livro, a obra mais recente do autor, tem como protagonista Diogo Santiago, um escritor que sai de Maputo, em Moçambique, e volta à sua cidade natal, Beira. Em seu retorno, ele descobre cartas e segredos de seus antecedentes familiares. A história tem em seu contexto o ciclone Idai, que assolou o país em 2019 e as memórias da guerra de independência de Moçambique.

Assista à reportagem do Núcleo de Áudiovisual da Diretoria de Comunicação da UFMA

Por: Alan Delon

Produção: Bruna Castro