Road Show ABGD Huawei Solar na UFMA: projeto oferece cursos sobre energias renováveis

publicado: 12/09/2023 12h45, última modificação: 14/09/2023 04h21

A segunda edição do projeto Road Show ABGD Huawei Solar, realizado pela Associação Brasileira de Geração Distribuída e financiado por diversos parceiros, sendo um deles a Huawei, está em São Luís, no câmpus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos dias 11 e 12 de setembro. A ideia do projeto gira em torno da divulgação de energias renováveis, especificamente a solar fotovoltaica, por meio de cursos.

O projeto, aberto para o público, mais especificamente para alunos das áreas de engenharias, conta com dois cursos específicos, um relacionado a fundamentos de energias solares e outro relacionado à integração dos sistemas solares, havendo a necessidade de um conhecimento prévio na área elétrica.

“Os cursos contam como horas extras, são dois dias de aula nos turnos da manhã e da tarde, e a ABGD fornece um currículo no final, que é de grande importância na formação desses alunos, principalmente quem queira integrar-se na área das energias renováveis, principalmente a solar, que vem crescendo muito no mercado, logo o aluno já sai com uma formação nessa área” pontua o professor do curso de Engenharia Elétrica e responsável por organizar o projeto na UFMA, Shigeaki Lima.

Dentro do curso da Engenharia Elétrica, de acordo com o professor Shigeaki, não existem cursos de formação relacionados a energias renováveis, normalmente, os cursos são externos à graduação, logo existe importância em participar de projetos como o Road Show, que fornecem ao aluno uma capacitação a mais.

Para Wender Martins, engenheiro eletricista e professor do curso de Integração de energia solar, o objetivo do curso é orientar a comunidade e os alunos sobre energia solar, oferecendo uma introdução das formas de instalação de um sistema fotovoltaico, mostrando os principais equipamentos e os requisitos básicos que devem ser seguidos.

“É uma grande contribuição para a comunidade, pois as energias renováveis são a energia do futuro, com ela conseguimos uma economia de energia, temos uma matriz energética mais renovável, além de ser uma forma de renda extra para pessoas da comunidade” afirma Wender.

“Interessei-me pelo curso por ser um assunto muito atual no mercado e que vem crescendo cada vez mais. Atualmente, com a nova lei 14.300, que tem um grande foco no setor elétrico, precisamos sempre estar nos atualizando, e esse projeto traz uma grande oportunidade para nós, alunos” pontua Jéssica Vitória, aluna do curso de Engenharia Elétrica da UFMA, atualmente no oitavo período.

Jéssica também afirma que o curso e também a experiência em participar do projeto agregarão, de forma positiva, no seu currículo e abrirão um leque de oportunidades no mercado de trabalho além de trazerem mais conhecimento na sua jornada acadêmica.

O caminhão do projeto estará na UFMA até a tarde desta terça-feira, 12, localizado ao lado do prédio do Instituto de Energia Elétrica, no Câmpus São Luís.

O Road Show ABGD Huawei Solar - 12/09

Por: Karina Soares