Notícias
Revista Science publica artigo sobre pesquisa coordenada pela UFMA sobre o cerrado nordestino
Um trabalho coordenado pela Universidade Federal do Maranhão foi publicado no início deste mês pela revista Science, uma das revistas científicas com maior prestígio no mundo. Trata-se do artigo “Northeast Brazil’s imperiled Cerrado” — título entendido como “O cerrado do Nordeste brasileiro em perigo” — que teve como base um estudo sobre a revisão da literatura das mais recentes e importantes pesquisas relacionadas ao cerrado e com dados oficiais do desmatamento no bioma, coordenado pelo professor Denílon da Silva Bezerra, do Departamento de Oceanografia e Limnologia e do Mestrado em Acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFMA.
O docente explanou que no artigo foi feito um alerta para a tendência de crescimento das taxas de desmatamento no bioma Cerrado do Maranhão. Além disso, foi destacada a necessidade de garantir a participação ampla da sociedade e da comunidade científica no Zoneamento Econômico-Ecológico do Cerrado (ZEE-Cerrado). “Esse Zoneamento é uma oportunidade sem precedentes de o Maranhão assumir uma posição de protagonismo na conservação do Cerrado, indo assim na contramão dos retrocessos ambientais observados nos últimos anos no Brasil”, declarou Denílson Bezerra.
O professor falou também da importância de um trabalho como esse ser divulgado numa revista tão prestigiada e da capacidade de estudiosos maranhenses fazerem ciência. “Nosso alerta foi publicado pela revista Science, um dos mais importantes veículos científicos do mundo. Essa é a primeira vez que um documento como esse foi escrito e liderado exclusivamente por pesquisadores maranhenses. Isso demonstra o potencial que o Maranhão tem de fazer ciência de ponta por intermédio dos cientistas/professores altamente qualificados do estado”, opinou.
Por: Kaio Lima
Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante