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Reunião virtual promovida por docentes do Câmpus de Pinheiro marca a apresentação do Programa de Especialização Docente e a parceria feita com a Universidade de Stanford
Na tarde de ontem, 8, foi realizado um encontro virtual promovido por uma equipe de professores da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Pinheiro, que está em formação para oferecer o Programa de Especialização Docente (PED), na modalidade de pós-graduação lato sensu, em ensino de matemática e ciências naturais para professores da rede básica de ensino. Os docentes da Rede PED também deram detalhes sobre a parceria e cooperação estabelecida com a Universidade de Stanford, da Califórnia, nos Estados Unidos.
Estiveram presentes na reunião o reitor Natalino Salgado; o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; César Simões, integrante do Instituto Canoa e um dos coordenadores do programa; Mila Molina, diretora do Instituto Canoa; e os docentes Roberto Santos Ramos, Eliangela Sousa de Araújo e Raysa Valéria Carvalho Saraiva, do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais (CCHNST) do Câmpus Pinheiro, entre outros participantes.
César Simões fez uma apresentação sobre todo o projeto PED, mostrando as parcerias entre universidades e redes municipais de ensino, instituições que compõem o projeto, o currículo de modo geral, quantos e quais módulos e a carga horária do curso. Além disso, respondeu a algumas perguntas dos presentes, como a do vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio, que questionou se o projeto seria gratuito para os alunos ou haveria pagamento de mensalidades. O coordenador do programa enfatizou que não haverá custos aos estudantes.
César respondeu ainda sobre as relações com a Universidade de Stanford: “Uma instituição de ensino, como a UFMA, que quiser fechar acordo com a instituição americana, só precisa assinar a minuta do acordo de cooperação e enviar para lá. Eles assinam o acordo e enviam de volta. É tudo bem simples”. Outra questão importante do acordo é no que diz respeito aos certificados, que não é emitido por Stanford, mas, sim, pela parte brasileira. A universidade internacional entrará apenas com a parte curricular.
A diretora do Instituto Canoa, Mila Molina, falou sobre a montagem do cronograma, feito com base em teses de doutorados e pesquisas de sala de aula para saber, por exemplo, quanto o desempenho do aluno aumenta quando se trabalha com determinada metodologia. Ela também comentou o ensino aplicado pelo PED. “É um currículo robusto e tudo baseado em evidência e pesquisa. Tudo o que a gente faz é com teoria e dados de pesquisas”, pontuou.
Por fim, o reitor Natalino Salgado teceu elogios ao Programa: “Foi um prazer conhecer esse projeto. Ele é de grande relevância para nossos professores e, consequentemente, para toda a sociedade, principalmente falando em ensino básico. Assim que estiver pronto, vamos pegá-lo e levá-lo até o secretário de Educação para fazermos um convênio específico para ele”.
Para mais informações sobre o Projeto PED, acesse o site do Instituto Canoa
Por: Kaio Lima
Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante