Reunião virtual promovida por docentes do Câmpus de Pinheiro marca a apresentação do Programa de Especialização Docente e a parceria feita com a Universidade de Stanford

publicado: 09/02/2022 13h38, última modificação: 09/02/2022 14h33
1 | 3
2 | 3
3 | 3

Na tarde de ontem, 8, foi realizado um encontro virtual promovido por uma equipe de professores da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Pinheiro, que está em formação para oferecer o Programa de Especialização Docente (PED), na modalidade de pós-graduação lato sensu, em ensino de matemática e ciências naturais para professores da rede básica de ensino. Os docentes da Rede PED também deram detalhes sobre a parceria e cooperação estabelecida com a Universidade de Stanford, da Califórnia, nos Estados Unidos.

Estiveram presentes na reunião o reitor Natalino Salgado; o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; César Simões, integrante do Instituto Canoa e um dos coordenadores do programa; Mila Molina, diretora do Instituto Canoa; e os docentes Roberto Santos Ramos, Eliangela Sousa de Araújo e Raysa Valéria Carvalho Saraiva, do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais (CCHNST) do Câmpus Pinheiro, entre outros participantes.

César Simões fez uma apresentação sobre todo o projeto PED, mostrando as parcerias entre universidades e redes municipais de ensino, instituições que compõem o projeto, o currículo de modo geral, quantos e quais módulos e a carga horária do curso. Além disso, respondeu a algumas perguntas dos presentes, como a do vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio, que questionou se o projeto seria gratuito para os alunos ou haveria pagamento de mensalidades. O coordenador do programa enfatizou que não haverá custos aos estudantes.

César respondeu ainda sobre as relações com a Universidade de Stanford: “Uma instituição de ensino, como a UFMA, que quiser fechar acordo com a instituição americana, só precisa assinar a minuta do acordo de cooperação e enviar para lá. Eles assinam o acordo e enviam de volta. É tudo bem simples”. Outra questão importante do acordo é no que diz respeito aos certificados, que não é emitido por Stanford, mas, sim, pela parte brasileira. A universidade internacional entrará apenas com a parte curricular.

A diretora do Instituto Canoa, Mila Molina, falou sobre a montagem do cronograma, feito com base em teses de doutorados e pesquisas de sala de aula para saber, por exemplo, quanto o desempenho do aluno aumenta quando se trabalha com determinada metodologia. Ela também comentou o ensino aplicado pelo PED. “É um currículo robusto e tudo baseado em evidência e pesquisa. Tudo o que a gente faz é com teoria e dados de pesquisas”, pontuou.

Por fim, o reitor Natalino Salgado teceu elogios ao Programa: “Foi um prazer conhecer esse projeto. Ele é de grande relevância para nossos professores e, consequentemente, para toda a sociedade, principalmente falando em ensino básico. Assim que estiver pronto, vamos pegá-lo e levá-lo até o secretário de Educação para fazermos um convênio específico para ele”.

Para mais informações sobre o Projeto PED, acesse o site do Instituto Canoa

Por: Kaio Lima