Cerimônia de posse pró-tempore dos diretores dos centros acadêmicos de São Luís, Imperatriz e Chapadinha é realizada de forma virtual pelo Google Meet

publicado: 10/02/2022 10h41, última modificação: 10/02/2022 14h56

Na tarde de terça-feira, 8, ocorreu, de forma virtual, a cerimônia de posse pró-tempore dos diretores de três centros acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão. Os candidatos eleitos assumiram a direção dos Centros de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) e de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) nos Câmpus de São Luís, Imperatriz e Chapadinha, respectivamente. A transmissão foi realizada pelo Google Meet, porém a cerimônia oficial de posse será realizada em data posterior. Pelo menos 63 servidores da UFMA estiveram presentes no evento virtual.

O reitor Natalino Salgado Filho iniciou a reunião parabenizando a todos os servidores eleitos, entre diretores, coordenadores e chefes de departamento e, em seguida, esclareceu que o encontro não se tratava ainda de uma solenidade oficial, mas apenas de um ato simbólico para empossar os novos diretores, a fim de que estes iniciassem a transição dentro das unidades. Ele ressaltou que a reunião de posse era uma medida urgente para a UFMA e que a cerimônia oficial será realizada em outra ocasião. “Ainda teremos uma solenidade bem mais organizada, com a posse de todos, porque este momento é pontual, para a gente não perder tempo e começar a trabalhar”, explanou.

O professor Marcos Antônio Delmondes Bomfim, diretor eleito para o Centro de Ciências Agrárias, Câmpus Chapadinha, agradeceu o apoio de todos os colaboradores que contribuíram para essa conquista e ressaltou a satisfação de assumir a direção do CCAA.  Em seguida, o professor Leonardo Hunaldo dos Santos, atual gestor da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) em Imperatriz e eleito para a direção do CCSST da mesma cidade, parabenizou a todos os eleitos e afirmou que é o maior desafio de sua vida profissional, com a gestão de duas unidades da UFMA em Imperatriz.

“Vou precisar da ajuda de todos os docentes, discentes e técnicos nesta missão. Durante a campanha, tivemos mais de cinquenta professores envolvidos, foram realizadas mais de vinte reuniões com os mais diversos setores da Universidade. Minha intenção é desenvolver uma gestão participativa, pois tivemos uma adesão enorme ao longo da campanha e com isso eu me senti lisonjeado, muito prestigiado”, declarou o gestor da Sinfra.

Santos acrescentou que, a partir de agora, a gestão da Sinfra será comandada pelo professor Marco Antônio Gehlen, que também foi eleito para a Coordenação de Jornalismo do CCSST. Por outro lado, o professor Auro Tanaka, eleito para a direção do CCET, revelou que a disputa foi acirrada, mas o sentimento é de gratidão.

“A responsabilidade a ser assumida agora é grande, são sete departamentos, doze coordenações de curso, então realmente eu sinto gratidão por poder representar a todos e dirigir esse grande centro. Realmente, foi um momento atípico, e tivemos que dialogar muito, e gostaria de agradecer a todos os pró-reitores da UFMA, assim como técnicos, docentes e discentes, e é bom ressaltar que todo o processo eleitoral ocorreu de forma transparente. Por isso, neste momento, eu só tenho a agradecer à equipe que conseguiu fazer esse trabalho de forma excelente”, elogiou.

O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos felicitou os novos eleitos e desejou sucesso para a nova jornada. “As urgências da UFMA são muitas. Em prol do desenvolvimento da nossa Universidade, nosso papel é trabalhar por uma UFMA melhor, pois somos maiores que muitas cidades do Maranhão. Se pensarmos numa universidade como um todo, nosso objetivo é nos irmanar para deixar nossa Universidade melhor, bem mais inclusiva. Portanto sejam bem-vindos, e que possamos fazer juntos uma excelente gestão”, ressaltou.

A professora Lindalva Martins Maia Maciel, reeleita para a direção do Centro de Ciências Sociais (CCSo), reforçou a relevância e a transparência do processo eleitoral para o sucesso da campanha. “Quero agradecer à Comissão Eleitoral, que fez um trabalho com muita qualidade, ratifica nosso lugar como uma grande Universidade, que trabalha com muita responsabilidade, não é fácil uma eleição, uma consulta pública. Estou com o mesmo espírito de trabalho, de responsabilidade, como eu venho fazendo ao longo desses anos”, finalizou.

Por: Hérika de almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque