publicado: 04/09/2021 09h55, última modificação: 04/09/2021 20h47
Reunião da CGU com o reitor visa fortalecer o papel da ouvidoria na Universidade.JPG

O reitor Natalino Salgado recebeu, nessa sexta-feira, 3, a visita da superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) no Maranhão, Leylane Maria da Silva, e dos auditores fiscais Welliton Resende, José Maria Silva Filho e Arnaldo Freitas, com o objetivo de realizar uma avaliação da ouvidoria da Universidade, visando conhecer, analisar e discutir itens de estrutura e serviços, canais de atendimento, comunicação e interação com o gestor, fluxos e normativos aplicados, relatórios, desafios e boas práticas.

Participaram também da reunião a ouvidora da UFMA, Conceição Sousa, a pró-reitora de gestão de pessoas, Marília Valente, o pró-reitor de planejamento, gestão e transparência, Walber Lins, e o corregedor Rinaldo Maya.

A reunião contou com a troca de experiências, capacitação de servidores, sistema e transparência. Na ocasião, os representantes da CGU visitaram as novas instalações da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), inauguradas na quinta-feira, 2. “Esse processo de reestruturação e modernização pelo qual a ouvidora está passando visa mantê-la cada vez mais próxima da comunidade. Esse é um novo momento em que daremos um passo muito grande na gestão pública e transparência na UFMA”, afirmou o reitor.

Criada em 2009, na primeira gestão do reitor Natalino, a ouvidoria da Universidade Federal do Maranhão tem buscado garantir a transparência e qualidade no serviço prestado à comunidade. O serviço da ouvidoria está disponível no portal falabr.cgu.gov.br, onde é possível ter acesso a informações públicas, fazer denúncia, elogios, reclamações, sugerir ideias para a desburocratização do serviço público, pedir um atendimento ou prestação de serviços, além de fazer sugestões. Para cadastrar uma dessas manifestações, é necessário ser cadastrado na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.

Para a ouvidora da UFMA, Conceição Sousa, a presença da CGU na Universidade vem promover o apoio e assessoramento necessários à ouvidoria para garantir sua reestruturação e melhorar o desenvolvimento dos serviços prestados à comunidade universitária e ao cidadão em geral, implicando, inclusive, na ampliação da transparência ativa na Instituição.

“Como bem frisado pelo Coordenador do Núcleo de Ação de Ouvidorias e Prevenção à Corrupção da CGU-MA, o auditor federal Welliton Resende Silva, a agenda de trabalho da CGU tem por diretriz agregar valor à ouvidoria, primando pela contribuição da melhoria da gestão na prestação de serviços públicos e facilitar o acesso do usuário aos instrumentos de participação no exercício de seus direitos”, enfatizou.

Segundo Conceição, a presença da CGU auxilia no aprimoramento das práticas internas, levando em consideração a legislação vigente, bem como o realinhamento das ações e diretrizes da ouvidoria perante à comunidade interna e externa, com o objetivo de melhor a qualidade dos serviços prestados. A equipe da CGU trabalhará em conjunto com a ouvidoria da UFMA, no período de 1º de setembro a 22 de outubro, para analisar a estrutura e os serviços prestados, os canais de atendimento, a comunicação e interação com o gestor, os fluxos e normativos aplicados, os relatórios da unidade e os desafios e boas práticas.

Por: Sansão Hortegal