Reunião avança discussão sobre parcerias entre UFMA e CREA

publicado: 07/05/2024 16h41, última modificação: 07/05/2024 17h58
Reunião avança discussão sobre parcerias entre UFMA e CREA

Ontem, 6, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho, esteve reunido novamente com o Conselheiro e Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), Fernando Saraiva da Silva, para avançar nas discussões sobre futuras parcerias entre as duas instituições. Dessa vez, o encontro contou com a participação dos coordenadores dos cursos de Engenharia da Universidade.

Manter um canal aberto para o diálogo, que contribua para a formação dos discentes e para melhores práticas no mercado de trabalho, é o principal objetivo nesse movimento de aproximação entre as duas instituições. Durante a reunião, também foram discutidos em que âmbitos e de que formas a UFMA e o Conselho podem trabalhar juntos para fortalecer a área das engenharias.

Para Fernando Saraiva da Silva, Conselheiro e Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do CREA-MA, é necessário estreitar as relações visando à expansão do campo da engenharia no estado. “A nossa prioridade é estreitar as relações. Já fizemos a primeira reunião, estamos na segunda agora com já um grupo de trabalho e avançamos novamente. Agora, a gente já tem outro dever de casa e vamos estreitar a cada atividade dessa. Todo o trabalho é em prol da melhoria, não só da tecnologia, não só do serviço de engenharia, mas com projetos estreitando esse mercado de trabalho que está carente, pedindo para evoluir, e quem pode ajudar isso é a Universidade, com a formação, e é o CREA, com a regulamentação”, declarou Fernando.

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Centro de Ciências de Balsas, Raimundo Nonato Diniz Costa Filho, avalia de forma positiva a aproximação entre as instituições, considerando que essa parceria pode ser convertida em benefícios para os discentes. “A aproximação com o CREA-MA é benéfico tanto para a UFMA quanto para o CREA. Tiramos muitas dúvidas na reunião assim como ouvimos as contribuições do CREA para o Maranhão. Os discentes serão os mais beneficiados com essa parceria, seja com a criação de mais Crea-Júnior, aproximação com experientes engenheiros e palestras do campo da engenharia.”, pontuou o professor.

Reunião UFMA e CREA - 06.05.2024

O diálogo com o CREA-MA também se mostrou estratégico para os cursos de Engenharia mais recentes da Universidade, a espacial e a de transportes. É o que destaca Newton Louzeiro, atual coordenador do curso de Engenharia de Transporte. “A reunião foi produtiva, o CREA se mostrou acessível, disponível à constituição de ideias. Nós, das engenharias mais recentes dentro da Universidade, precisamos disso: dessas portas abertas para a gente poder ampliar o nosso leque de atuações, a gente poder abrir o mercado para os nossos egressos. Então, a reunião teve essa importância, e nós olhamos com bons olhos essa atuação do CREA, principalmente, com essa interface, com essa porta aberta com a Universidade”, avaliou o coordenador.

Segundo o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, uma agenda de reuniões periódicas deve ser mantida para que a parceria se consolide. “Nós tivemos aqui o diretor da área de educação do CREA, o Sérgio. Fizemos uma reunião com nossos coordenadores dos cursos de engenharia, daqui da sede e dos câmpus do interior, onde nós discutimos e conversamos sobre a ampliação das parcerias entre o CREA e os cursos de Engenharia da Universidade. Agora, nós vamos ter reuniões periódicas dos nossos coordenadores, dos nossos cursos, com o CREA, de forma que a gente possa ampliar as ações e também fortalecer os nossos cursos de engenharia e melhorando a formação dos nossos discentes”, assegurou o reitor da UFMA.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade