Retorno presencial das atividades acadêmicas e administrativas da UFMA anima alunos, servidores e comunidade acadêmica

publicado: 14/04/2022 14h29, última modificação: 19/04/2022 07h24
RETORNO ÀS AULAS_site.jpg

Com a retomada presencial das atividades acadêmicas e administrativas na UFMA, as expectativas para o contato social entre os alunos e docentes aumentaram, como afirmaram os estudantes veteranos e os ingressantes do curso de Oceanografia e professores do curso de Odontologia do Câmpus de São Luís que estiveram durante esta semana no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

A caloura de Oceanografia, Saturno Dias, que participou de uma visitação aos laboratórios do curso na manhã de quarta-feira, 13, falou das suas expectativas positivas para as aulas presenciais. “Neste momento, pensar que as aulas de início já serão presenciais é muito animador. Os alunos veteranos fizeram uma programação diversificada para nos receber, e isso foi muito interessante para nós, que temos esse contato agora. Assistimos a palestras, e agora essa visitação nos laboratórios está nos proporcionando interação maior com o curso e com a Universidade”, relatou.

Ruan Victor Pereira, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), disse que a volta das aulas presenciais é necessária para uma melhor aprendizagem dos alunos. “Nas aulas remotas, não há muita interação, enquanto, no presencial, os professores conseguem avaliar melhor nosso desempenho”, declarou.

A técnica em química do Departamento de Oceanografia e Limnologia (Deoli), responsável pelo Laboratório de Biogeociclos dos Constituintes Químicos da Água (LabCiclos), Suzyéth Monteiro, explicou como funciona a dinâmica das aulas no laboratório. “Trabalhamos com as análises corriqueiras do laboratório, análises de nutrientes, análises TSS, entre outras. Durante o período pandêmico, fizemos revezamento e sempre adotando os protocolos de segurança, além do horário reduzido”, comentou.

Já no prédio do curso de Odontologia, a professora do Departamento de Odontologia I, Leily Firoozmand, revelou sua opinião sobre as atividades presenciais. “Estando todos vacinados e seguindo todas as normas de biossegurança, conseguiremos oferecer mais segurança, tanto para os pacientes quanto para o corpo acadêmico. Essa volta presencial sempre foi analisada com as comissões, e tudo foi ponderado com muita cautela, portanto não foi nada feito aleatoriamente, enfatizou.

Breno Mont-Alveme, professor da disciplina de Clínica Integrada — Materiais Dentários e Dentística, do Departamento de Odontologia, explicou que a frequência de pessoas nas clínicas que atendem à comunidade diminuiu por causa da dinâmica de adaptação no período pandêmico, mas espera que, com a volta gradual das atividades, a rotina nos atendimentos seja intensificada.

Saiba mais

O agendamento para o atendimento odontológico nas Clínicas abertas à comunidade funciona presencialmente de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Pessoas de todas as idades podem receber atendimento, e menores de idade devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, portando somente o RG para o agendamento. O atendimento é por hora e data marcada, obedecendo à fila de espera organizada pela Clínica.

Por: Kelle Dias

Produção: Laís Costa