Restaurante Universitário abre segunda ala e amplia atendimento

publicado: 03/06/2022 10h43, última modificação: 03/06/2022 10h43

Após uma semana agitada de volta gradual de atividades presenciais, o Restaurante Universitário da Cidade Universitária, após análise de fluxo, funciona com as duas alas de refeitório abertas, acomodando melhor estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores (docentes e técnicos-administrativos) e colaboradores. Em São Luís, estão funcionando os restaurantes na Cidade Universitária Dom Delgado, na Fábrica Santa Amélia e na Faculdade de Medicina, assim como estão em atividade os restaurantes de Imperatriz (na unidade Bom Jesus) e de Pinheiro.

Com a pandemia, o isolamento social e as atividades remotas, à época, os restaurantes estiveram desativados até que as atividades voltassem. Agora, este ano, com o retorno gradual das atividades acadêmicas, em modo presencial, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), em ação conjunta com a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), tem se empenhado para reabrir os locais e receber os estudantes.

Em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação, a Proaes liberou o sistema para solicitar o Cartão de Acesso Único (CAU) e emitir as credenciais para aqueles que ainda não possuem o cartão. Aqueles que já possuíam crédito em suas carteiras, permanecerão com o mesmo saldo.

A reabertura do RU, na Cidade Universitária, trouxe novidades: o formato self-service e variação na sobremesa. Para a estudante do curso de Educação Física Joyce Honorato, esse formato ajudará a evitar o desperdício. "Entrei na UFMA agora, no período da pandemia, não conhecia a estrutura antes de ser fechado. Para mim, ter o restaurante de volta é muito bom. Algumas das nossas atividades no curso já retornaram, por isso se faz muito necessário o retorno do restaurante. Esse sistema do self-service é muito válido, até mesmo para evitar o desperdício de alimento, já que é a pessoa que se serve e ela pode colocar a quantidade exata que deseja", afirmou.

Após o diálogo entre a Proaes e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), gestão "Quem vem com tudo não cansa", que pleiteou a manutenção do preço, a Universidade decidiu por não reajustar a tarifa da refeição para os estudantes, mantendo a R$ 1,25. Além da permanência do valor, o DCE também solicitou a liberação de acesso para todos os discentes, não mais apenas discentes bolsistas.

RU em Pinheiro e Imperatriz

Os Restaurantes Universitários dos Centros de Ciências de Imperatriz, Unidade Bom Jesus, e de Pinheiro foram reabertos mantendo o valor para estudantes em R$ 3 nos dois câmpus. Para servidores e colaboradores de Imperatriz o valor é de R$ 12,75, para estes em Pinheiro, R$ 13.

Por: DCom