Restaurantes Universitários da Cidade Universitária voltam a funcionar a partir da segunda-feira, 30

publicado: 27/05/2022 17h28, última modificação: 27/05/2022 20h35
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Restaurante Universidade da Cidade Universitária volta a funcionar a partir da segunda-feira, 30 (1).JPG
Restaurante Universidade da Cidade Universitária volta a funcionar a partir da segunda-feira, 30 (2).JPG
Restaurante Universidade da Cidade Universitária volta a funcionar a partir da segunda-feira, 30 (3).JPG

A partir dessa segunda-feira, 30, o Restaurante Universitário da Universidade Federal voltará a funcionar para todos os estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores (docentes e técnicos-administrativos) e colaboradores da Cidade Universitária Dom Delgado. “Inicialmente, vamos abrir a unidade central do RU, incluindo o da Fábrica Santa Amélia e da Faculdade de Medicina, vamos avaliar a demanda e, à medida que ela for crescendo, descentralizaremos para outras unidades”, explicou o pró-reitor de Assistência Estudantil da UFMA, Leonardo Soares.

Com a pandemia, o isolamento social e as atividades remotas, à época, o Restaurante Universitário ficou desativado até que as atividades voltassem. Agora, este ano, com o retorno gradual das atividades acadêmicas, em modo presencial, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), em ação conjunta com a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), tem se empenhado para reabrir o restaurante e receber os estudantes.

Nessa quinta-feira, 26, já em preparação para o retorno na segunda-feira, 30, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação, a Proaes liberou o sistema para solicitar o Cartão de Acesso Único (CAU) e emitir as credenciais para aqueles que ainda não possuem o cartão.

Segundo o pró-reitor, aqueles que já possuíam crédito em suas carteiras, permanecerão com o mesmo saldo. “O reitor Natalino Salgado, para não transferir essa inflação para os estudantes, solicitou à nossa equipe da Proaes e da PPGT, que fizéssemos um planejamento para que o valor da refeição para o estudante não fosse alterado. Com muito esforço e dedicação, conseguimos preservar o valor, ficando, portanto, R$ 1,25. Já para os servidores e colaboradores, seguindo a determinação do Tribunal de Contas da União, TCU, no qual não pode haver subsídio, será cobrado o valor do contrato, sendo R$ 12,40 para o almoço e R$ 12,20 para o jantar”, detalhou.

O horário de funcionamento permanecerá o mesmo, sendo para almoço, das 11h às 13h45, e jantar, das 17h às 19h. Já o Guichê de Vendas de créditos estará disponível pela manhã, das 9h às 13h30 e pela tarde, das 16h às 18h30.

Em parceria com a Sinfra, foi realizada uma ampla reforma no RU, não só na Cidade Universitária Dom Delgado, mas em todos os demais câmpus da Universidade. “Estamos realizando as atividades de acordo com a resolução que determina o retorno da Universidade. Os estudantes, quando retornarem, poderão ver que o restaurante está arrumado e bem-conservado. Estamos trabalhando para que os estudantes tenham o maior conforto e a melhor alimentação possível”, declarou o pró-reitor Leonardo.

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica, segundo a Proaes, haverá medidas de biossegurança. “É importante frisar que a abertura do RU será gradual, ou seja, nesse primeiro momento, abriremos somente uma ala. Se houver a necessidade, abriremos a segunda, e se, mesmo assim, ainda for necessário, abrirem o restaurante do Centro Pedagógico Paulo Freire. Estamos organizando os espaços de acordo com a demanda que vai haver nos meses de junho e julho. Quando retornarmos 100% no presencial, todas as nossas unidades serão reabertas em sua totalidade para que haja o maior conforto à comunidade acadêmica”, enfatizou o pró-reitor.

O Núcleo de Audiovisual realizou uma entrevista com o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares. Confira!

Por: Sansão Hortegal