Residentes do HU-UFMA qualificam TCC de forma virtual

publicado: 16/02/2021 08h30, última modificação: 17/02/2021 20h10

A pandemia do novo Coronavírus trouxe muitas mudanças e adaptações, e já se fala até em um novo normal. No Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), não foi diferente, e o ensino precisou acompanhar essas alterações e por isso se reinventou.

Pensando na segurança de todos por causa da Covid 19, a coordenação da Residência em Área Profissional da Saúde buscou um novo formato para a qualificação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Na data de hoje, 8, já foram realizadas 29 qualificações, todas feitas remotamente por meio de videoconferência. Ainda faltam 13 trabalhos.

O TCC consiste em uma etapa muito importante para a composição do aprendizado do aluno e permite de forma embasada, com que ele demonstre sua capacidade de realizar pesquisas, assim como conhecimentos acadêmicos que adquiriu na pós-graduação. A coordenadora da Residência em Área Profissional da Saúde, Maria do Socorro Alves Carvalho da Silva, destacou a relevância da qualificação do TCC. “É um rico momento de socialização dos estudos, troca de experiência acadêmica e formação dos alunos.”

O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão. A formação desses profissionais está alicerçada em diretrizes que incorporam a atuação profissional às atividades integradas de assistência, ensino, pesquisa e extensão, com o intuito de desenvolver a compreensão crítica do processo saúde-doença para, a partir dessa reflexão, poder intervir, reconhecendo que seu objeto de estudo e intervenção é a atenção centrada no indivíduo.

A Residência Multiprofissional em Saúde é um curso de pós-graduação lato sensu, que é desenvolvido no HU-UFMA e também na rede conveniada. Tem regime de dedicação exclusiva e duração de 24 meses, período em que o residente receberá mensalmente uma bolsa trabalho, de acordo com o estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde.

A carga horária total deste Programa é de 5.760 horas distribuídas em atividades teóricas com 1.152 horas e 4.608 horas de atividades práticas. Contempla dois grandes Programas com suas respectivas áreas de concentração (o Programa de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso e o Programa de Atenção à Saúde da Criança da Mulher). Abrange dez categorias profissionais da área da saúde, entre as quais: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Durante esses dois anos, os residentes vivenciam na prática o cuidado com o paciente e a produção do conhecimento.

Por: Alexsandra Jácome