Notícias
Reportagem do Programa Rádio Ciência destaca professoras do PPGCOM da UFMA Câmpus Imperatriz que apresentaram artigo sobre o Jornal Rádio Universidade
Duas professoras do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão – Câmpus Imperatriz, foram destaque de uma das edições do programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9, por terem apresentado um artigo sobre o Jornal Rádio Universidade.
A repórter Kammyla Pimenta informou que a coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Política no Maranhão, professora Izani Mustafá, junto com a professora do curso de Jornalismo Nayane de Brito, apresentaram no dia 11 o artigo: “Jornal Rádio Universidade na sintonia da Rádio Universidade FM” durante a programação do Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo.
Mustafá explicou sobre a escolha do objeto de pesquisa. “Decidimos focar no jornal porque a Rádio Universidade FM é a única, por exemplo, que ocupa um canal educativo, que está ligada a uma Universidade Federal e cuja programação é totalmente voltada para o educativo, cultural e para o interesse público. Então, a nossa ideia de focar na universidade é um aprofundamento dessa cartografia que eu já venho desenvolvendo desde 2017”, declarou.
O Grupo de Pesquisa existe há dois anos e possibilita a participação de pesquisadores e profissionais de mídias sonoras no Maranhão e no país. A coordenadora Izani Mustafá descreve os critérios de análise para produção do artigo. “Nós utilizamos como método a análise de conteúdo a partir de algumas categorias, como os temas abordados, os formatos radiofônicos utilizados dentro do jornal e também os gêneros jornalísticos no rádio e observando sempre a sonorização”, esclareceu.
Confira a reportagem na íntegra no portal Universidade FM 106,9
Saiba mais
Izani Pibernat Mustafá é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), mestre em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Atualmente é professora do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão – Câmpus Imperatriz. Antes da docência trabalhou em agências de comunicação e atuou como repórter e produtora de impressos e rádio. Além disso, foi assessora parlamentar e de comunicação.
Nayane Cristina Rodrigues de Brito é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Docência do Ensino Superior pela Esea Pós-Graduação, mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora substituta do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão – Câmpus Imperatriz. Integra os seguintes grupos de pesquisa na UFMA: Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa), Grupo de Pesquisa, Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp) e o Grupo de Pesquisa Rádio e Política no Maranhão (RPM).
Por: Hérika de Almeida
Produção: Marcos Paulo Albuquerque