Notícias

Reportagem do programa Rádio Ciência destaca pesquisadores da UFMA que publicaram estudo de reposicionamento de fármaco para tratamento da covid-19

publicado: 04/05/2021 14h11, última modificação: 04/05/2021 23h29
1 | 2
2 | 2

Um estudo desenvolvido pelo grupo de pesquisa em Química Medicinal e Biotecnologia (Quimebio) do Departamento de Ciências Naturais – Química do Câmpus de São Bernardo da UFMA  é destaque de uma das edições do programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9. A reportagem mostrou que o estudo intitulado "DFT, Molecular Docking, and ADME/Tox Screening Investigations of Market‑Available Drugs against SARS‑CoV‑2", publicado recentemente no Journal of the Brazilian Chemical Society, surgiu com o objetivo de rastrear medicamentos para o tratamento da covid-19, no qual inclui fármacos anti-influenza e medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana.

O discente egresso do curso de Ciências Naturais - Química do Câmpus de Grajaú e pesquisador do Quimebio, Joabe Araújo, relatou que os países, especialmente os negligenciados, estão com dificuldade de adquirir vacinas. “Nosso objetivo foi trazer uma possível alternativa de tratamento para a covid-19, a fim de diminuir os números de hospitalizações em UTIs com sintomas agravantes por causa do vírus”, informou.

Além disso, o pesquisador mencionou que, durante a pesquisa, o medicamento atazanavir (ATV) foi identificado como uma alternativa para o tratamento da Sars-Cov-2. “O atazanavir tem um potencial terapêutico contra a covid-19 e já é um medicamento comercializado no Brasil e regulamentado pela Anvisa, assim já podemos pular o processo do in vitro e passar para o estudo clínico, que seria a aplicação do medicamento em humanos para a realização da sua eficácia”, declarou.

Por: Talita Farias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: