Notícias

"Reminiscências do coral São João no baú memorial de Nerine Lobão" será lançado no dia 6 de julho, na Amei

publicado: 27/06/2022 13h07, última modificação: 27/06/2022 20h51
Reminiscências do coral São João no baú memorial de Nerine Lobão será lançado no dia 6 de julho, na Amei.jpg

Será lançado, no dia 6 de julho, na livraria da AMEI (São Luís Shopping), o livro “Reminiscências do coral São João no Baú Memorialista de Nerine Lobão”, que faz um resgate da trajetória histórica do Coral São João e dos espetáculos daquele grupo que tiveram a participação da Professora e Cenógrafa Nerine Lobão Coelho, nas décadas de 1980 e 1990. O livro é assinado pelo professor Euclides Moreira Neto, que dá continuidade aos lançamentos de suas investigações culturais no nosso meio social.

O livro “Reminiscências do coral São João no Baú Memorialista de Nerine Lobão” tem o selo da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) e faz parte de uma vasta investigação documental e testemunhal reunida pelo professor Euclides com base no acervo particular da professora Nerine Lobão, a qual aproveitou a oportunidade para fazer análises de como foi marcante esse momento para o movimento de canto coral em São Luís. A referida publicação teve ainda a Supervisão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia, no qual o autor cursa Doutorado. A revisão do texto é do professor Jáder Cavalcante.

Segundo o autor de “Reminiscências do coral São João no Baú Memorialista de Nerine Lobão”, o livro, além de fazer um resgate memorialista sobre a importância e trajetória do Coral São João, é um resgate afetivo de uma ação cultural que foi muito marcante na comunidade ludovicense, tendo dado ao campo musical local e à própria UFMA, um status diferenciado e reconhecido em todo o Brasil, o qual rendeu bons frutos para o campo musical da região.

O professor Euclides explica que, além do relato pessoal do investigador, a obra contém o testemunho de vários atores que participaram ativamente da execução das atividades de concertos e espetáculos eruditos na região, destacando-se nomes como Mário Cella (primeiro diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA), Fernando Elias Mouchrek, (primeiro e único regente do coral desde a sua criação), Núbia Maranhão (cantora), Eduardo Neutzer (cantor), entre tantos outros que deram contribuições muito importantes para que esses eventos culturais fossem realizados na capital maranhense.

O autor destaca que a obra tem uma edição limitada, pois todas as despesas foram bancadas com recursos próprios, fator que impossibilitou uma tiragem mais significativa, entretanto esclarece Moreira Neto que o conteúdo do livro “Reminiscências do coral São João no Baú Memorialista de Nerine Lobão” será disponibilizado gratuitamente na plataforma digital da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) após o lançamento na livraria da AMEI, no dia 6 de julho.

DADOS SOBRE AUTOR

Euclides Barbosa Moreira Neto nasceu em 13 de abril de 1957, na cidade de Cururupu-MA. No momento, está a cursar doutoramento no Programa de Pós-Graduação em “Comunicação, Linguagens e Cultura”, na UNAMA – Universidade da Amazônia, sendo seu objeto de investigação os “Blocos Tradicionais do Maranhão”, manifestação cultural do ciclo carnavalesco. Sua formação educacional e acadêmica ocorreu em Instituições de Ensino Público e atualmente é professor universitário, lotado no Curso de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão.

Graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, na UFMA (1976-1979), tem dois cursos de Especialização: Teoria e Prática em Jornalismo, ministrado na UFMA (1981-1982), e Planejamento da Comunicação, na Universidade Federal de Minas Gerais, em convênio com a Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação Friedrich Ebert da República Federal da Alemanha, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa da Comunicação – ABPEC com o Centro Internacional de Studio Superiores de Comunicación para a América Latina – CIESPAL (1982), Mestrado em Comunicação, viabilizado por meio de convênio firmado entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Maranhão e Universidade Virtual do Maranhão – (2009-2011); exerceu a função de “Conselheiro” do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (1991- 1994 e 2007-2008); reorganizou e presidiu o Conselho Municipal de Cultura de São Luís (2009-2012).

Ao longo de sua carreira como docente, sempre se envolveu com a área de extensão e cultura, desenvolvendo atividades em todas as áreas de expressões artísticas, principalmente na área audiovisual. Em nível administrativo na UFMA, foi coordenador do Núcleo de Atividades Visuais do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, além de diretor daquele Departamento (CD4) por 12 anos consecutivos (1996-2008). Atualmente é o diretor geral da Rádio Universidade FM, órgão vinculado à Fundação Sousândrade e a UFMA.

Obras literárias do autor:

· Primórdios do Cinema em São Luiz. São Luís: DAC/UFMA, 1977 (Pesquisa acadêmica);

· O Cinema dos anos 70 no Maranhão. São Luís: DAC/UFMA, 1980 (Pesquisa acadêmica);

· Sistema de Comunicação na Capital Maranhense in Jornalismo no Brasil Contemporâneo. São Paulo: DJE/ECA/USP, 1984, pp. 53-66. (Artigo em Coletânea);

· O Poder Simbólico das Radiolas de Reggae na Cultura Maranhense. Niterói: MINTER UFF/UFMA/UNIVIMA, 2011 (Dissertação de Mestrado);

· Reggae e Poder: radiolas e simbolismo na cultura maranhense; in Crítica de Mídia e a Tessitura da Mediação. São Luís: EDUFMA, 2012, pp. 45-75. (Artigo em Coletânea);

· Quando a Purpurina não Reluz. São Luís: Gráfica Minerva, 2013 (Estudo de Caso/Depoimento);

· Reverberando Pedras. São Luís: CCSo/UFMA, 2014 (à publicar);

· Maria por Maria ou A Saga da Besta Fera nos Porões do Cárcere e da Ditadura. São Luís: Editora Engenho/SECTI, 2015 (Entrevista/ Análise);

· O “Vai querer” dos Blocos Tradicionais. São Luís: EDUFMA, 2016 (Estudo de Caso e Análise do INRC dos BTMs);

· Ajuntamento de Memórias. São Luís: EDUFMA, 2016 (Entrevista/ Análise);

· Provocações do Cotidiano. São Luís: EDUFMA, 2016 (Artigos e Crônicas);

· Gardênia: Flor de Lapela. São Luís: EDUFMA, 2016 (Entrevista/Depoimento);

· Guarnecendo Memórias. São Luís: EDUFMA, 2017 (Estudo de Caso/Depoimentos);

. Interações Comunitárias. São Luís: EDUFMA, 2019 (Crônicas);

. Travessia na Pandemia. São Luís: EDUFMA, 2021 (Crônicas);

· Memórias (En)Cantadas. São Luís: EDUFMA, 2021 (Estudo de Caso/Depoimentos);

. Reminiscências do Cinema Maranhense. São Luís: DCSo/UFMA, 2022 (Estudo de Caso/Depoimentos); e

. Reminiscências do Coral São João no Baú Memorial de Nerine Lobão. São Luís: EDUFMA, 2022 (Estudo de Caso/Depoimentos).

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: